Continua após publicidade

Jair Bolsonaro se elege presidente do Brasil

Com 55,54% dos votos, o ex-capitão do Exército vence as eleições presidenciais, em uma das disputas mais polarizadas de todos os tempos

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2018, 23h58 - Publicado em 28 out 2018, 19h22

Com 55,54% dos votos, o candidato Jair Messias Bolsonaro (PSL) foi eleito o novo presidente do Brasil. Ele acompanhou o resultado das eleições em sua residência, na Barra da Tijuca, bairro do Rio de Janeiro, onde permanece praticamente recluso desde o atentado em setembro, em Juíz de Fora (MG).

Fernando Haddad (PT) ficou com cerca de 44% dos votos.

Milhares de pessoas comemoraram a vitória em frente ao condomínio onde ele vive, na Barra da Tijuca (RJ). Em São Paulo, a celebração ocorreu na Avenida Paulista.

O político conquistou a maior parte do eleitorado com o slogan “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, um discurso que exalta o patriotismo, o liberalismo econômico pregado pelo economista Paulo Guedes – apontado por ele como seu “posto Ipiranga” para assuntos financeiros e futuro Ministro da Fazenda –  além  da “demonização” da esquerda.

Continua após a publicidade

Após 27 anos na Câmara dos Deputados como quase um personagem folclórico, o político acabou caindo nas graças de brasileiros prejudicados pela crise econômica e, em janeiro, será a 38ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.

Bolsonaro desperta os sentimentos mais contraditórios. Seus eleitores o veem como uma espécie de “salvador da pátria”. Ele recebeu o apelido de “mito”. Seus críticos, porém, o encaram como um populista de direita, um perigo para o Brasil e a nossa democracia, que possui pouco mais de trinta anos.

Em quase três décadas de vida pública, Bolsonaro declarou-se homofóbico, além de misógino ao tentar barrar na Câmara alguns direitos das mulheres. Por exemplo, apoiou uma lei parar tirar o direito das vítimas de violência sexual de receber atendimento emergencial. O então deputado também quis implantar uma regra que proíbe a investigação de homicídios cometidos por policiais.

Continua após a publicidade

Em seus mandatos parlamentares, destacou-se também na luta contra a erotização infantil nas escolas e por um maior rigor disciplinar nesses estabelecimentos, pela redução da maioridade penal, pelo armamento do “cidadão de bem” e direito à legítima defesa, pela segurança jurídica na atuação policial e pelos valores cristãos. Foi idealizador do voto impresso, que certamente contribuirá para a realização de eleições mais confiáveis e passíveis de auditagem.

Nascido em Campinas, Jair Bolsonaro é um militar da reserva e deputado federal. Está em seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados, eleito pelo Partido Progressista. Foi o deputado mais votado do Estado do Rio de Janeiro nas eleições gerais de 2014, com 464.565 votos. Nesta sessão legislativa, Bolsonaro é titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e suplente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, além de ter sido membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

É pai de Carlos Bolsonaro, vereador no município do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro, deputado estadual fluminense, e de Eduardo Bolsonaro, deputado federal por São Paulo eleito pelo PSC, agremiação partidária à qual todos se encontram filiados atualmente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.