Continua após publicidade

Guarapiranga registra nova alta e atinge 76,1%

Manancial hoje é responsável pelo abastecimento de 5,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h18 - Publicado em 4 jul 2015, 14h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hoje o manancial responsável por abastecer o maior número de pessoas na região metropolitana de São Paulo, o Guarapiranga, registrou nova alta, de 1,1 ponto porcentual, em sua capacidade. Segundo boletim da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), de ontem para hoje, o nível do Guarapiranga passou de 75% para 76,1%. Em 24 horas, o manancial registrou pluviometria de 15 milímetros.

    + O que acontece de mais importante na cidade

    Com a crise do Cantareira, mais água passou a ser retirada do Guarapiranga. Ele hoje é responsável pelo abastecimento de 5,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Nesta sexta-feira, o Guarapiranga tinha registrado alta de 0,3 ponto na capacidade. Antes disso, o sistema tinha ficado 51 dias seguidos sem registrar alta.

    Cantareira

    O Cantareira ficou estável segundo dois dos índices que medem sua capacidade e caiu 0,1 ponto segundo um terceiro índice. O manancial, que atualmente atende a 5,2 milhões de pessoas, manteve 19,7% no cálculo que considera o uso dos dois volumes mortos em relação ao volume útil do sistema. Pelo índice que considera o mesmo numerador, mas inclui no denominador o volume total (considerado os volumes mortos), a capacidade ficou estável em 15,3%.

    Continua após a publicidade

    + Chuva desta sexta já supera todo o volume registrado em julho de 2014

    Já pelo índice que a Sabesp passou a divulgar após determinação judicial, que traz a capacidade negativa do manancial, o Cantareira passou de -9,5% para -9,6% de capacidade. Nas últimas 24 horas, o manancial registrou chuvas de 5,7 milímetros.

    Outros mananciais

    Todos os demais mananciais registraram alta segundo o boletim deste sábado. O Alto Cotia passou de 63,7% para 65%. O Rio Grande foi de 91,9% para 93%. O Rio Claro subiu de 72% para 72,4% e o Alto Tietê foi de 20,5% para 20,6%.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.