Governo estuda levar Polícia Civil para Secretaria da Justiça
Governador Márcio França (PSB) recebeu sugestões e está ouvindo setores ligados à segurança pública
O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), está analisando a possibilidade de transferir a Polícia Civil da pasta da Segurança Pública para a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Em nota, o governo confirmou que França “recebeu sugestões e está analisando e ouvindo setores ligados à segurança pública”, mas até o momento, não há decisão a respeito.
A Polícia Militar permaneceria na Secretaria da Segurança Pública, que hoje é comandada pelo secretário Mágino Alves Barbosa Filho. Já a Secretaria da Justiça é liderada pelo secretário Márcio Elias Rosa.
Essa possibilidade de mudança está sendo apoiada pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) e o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP).
Em posicionamento conjunto, as entidades disseram que “a Polícia Civil não se limita a uma instituição de segurança pública. Ela vai além por integrar o Sistema de Justiça Criminal, em alinhamento aos antecedentes históricos que remetem seu surgimento dentro do Judiciário”.
A nota também diz que “são necessárias adaptações técnicas, vistas como questões condicionantes e primordiais para que a mudança seja exitosa”.
“Por fim, a migração de pasta não prejudicará o necessário trabalho integrado entre as forças policiais. Ao contrário, permitirá que cada instituição seja melhor gerida dentro de suas especificidades e objetivos constitucionais”.