Fotolabor tem trajetória narrada em livro
Empresa foi um dos principais estúdios de fotografia do século passado
Fundado em 1940 no número 282 da Avenida São João, no centro, o Fotolabor consolidou-se como um dos principais estúdios de fotografia da capital nos anos seguintes, produzindo impressões em porcelana, catálogos para empresas e cartões-postais. Entre seus clientes estavam as fábricas de brinquedos Trol e Estrela e o artista plástico e arquiteto Flavio de Carvalho.
+ Roteiro completo de exposições
Teve uma filial na Rua General Osório, também no centro, a partir de 1960, e acompanhou as obras do Pavilhão de Exposições do Anhembi, inaugurado em 1970. Fechou as portas em 1990. Para narrar essa trajetória, acaba de ser lançado o livro Fotolabor — A Fotografia de Werner Haberkorn (Espaço Líquido; 238 páginas), com imagens de São Paulonas décadas de 40 e 50 e textos do pesquisador Ricardo Mendes, do crítico Rubens Fernandes Junior e da professora Solange Ferraz de Lima. Uma mostra sobre o tema, com entrada gratuita, fica aberta ao público na Caixa Cultural, na Praça da Sé, até 20 de abril.
Dono do empreendimento, o engenheiro Werner Haberkorn nasceu em 1907 na Alta Silésia, então Alemanha, hoje uma região com território dividido entre a Polônia e a República Checa. Formad oem engenharia, visitou o Brasil pela primeira vez em 1936 como fotógrafo amador para registrar cenas urbanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Encantado com o país, mudou-se para cá no ano seguinte. Trabalhou no estúdio até os anos 80 e morreu em 1997.