Falta de seta provoca acidentes em trecho da faixa de motos da 23 de Maio
“Barbeiragem” dos próprios motociclistas e motoristas é apontada como principal causa de 22 sinistros anotados nos 60 dias de funcionamento do dispositivo
Balanço da prefeitura de São Paulo divulgado nesta segunda-feira (28) indica que todos os acidentes ocorridos dentro e fora da faixa para motos na avenida 23 de Maio desde que ela começou a operar aconteceram por pura barbeiragem dos condutores dos veículos (motoristas e motociclistas), já que eles deixaram de dar seta ou trocaram de faixa de forma brusca.
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Segundo os números da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foram 22 os sinistros nos primeiros 60 dias de funcionamento do dispositivo, sendo que 9 ocorreram dentro da faixa, e outros 13, fora. Daqueles que ocorreram na delimitação de solo, apenas dois (22%) foram com vítimas leves. Dos registrados nas outras quatro faixas por onde circulam os demais veículos, 5 (38,4%) se feriram mas sem grandes complicações. No período não foram registrados acidentes graves ou mortes de motociclistas no trecho monitorado, independente de onde ele estivesse circulando.
A maior parte dos 22 acidentes, 16 deles, ocorreram nos 30 dias primeiros dias de funcionamento da marcação de solo. Outros seis foram nos 30 dias seguintes. A CET avalia como positivo o uso do espaço e a redução dos sinistros no comparativo dos dois períodos.
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Pelos dados da companhia, 14 em cada 100 motociclistas preferem rodar fora da faixa (86% a usam), mesmo com a demarcação no solo. A empresa também diz que houve redução de de 35% congestionamento no trecho.
Denominada Faixa Azul, ela foi inaugurada no dia 25 de janeiro e funciona entre a praça da Bandeira e o complexo Viário Jorge João Saad, no sentido Aeroporto da via. O tráfego pela nova faixa não é obrigatório, apenas uma indicação. A escolha da 23 se dá pelo fato de ser passagem para 2 400 motos por hora. Além disso, oito em cada dez acidentes lá envolvem esses veículos de duas rodas.
A intenção da prefeitura é replicar o modelo para outras vias de grande movimento da cidade.