Escolas podem retomar atividades presenciais em São Paulo a partir desta terça (8)

Apenas 128 dos 645 municípios de São Paulo devem reabrir

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 set 2020, 09h46 - Publicado em 8 set 2020, 09h45
Alunos em uma escola de Wuhan, na China: volta às aulas no início de maio com máscara e barreiras de acrílico entre as carteiras  (Stringer/Getty Images)
Continua após publicidade

Escolas públicas e privadas de São Paulo podem retomar atividades de reforço escolar, acolhimento e atividades esportivas a partir desta terça-feira (8). A volta é válida apenas para cidades que estejam na fase amarela do plano de flexibilização há pelo menos 28 dias. A retomada das aulas está prevista para o dia 7 de outubro no estado.

Levantamento da Secretaria Estadual de Educação mostra que apenas 128 dos 645 municípios de São Paulo devem retomar atividades presenciais nesta terça-feira. A capital não irá reabrir as escolas, assim como 39 cidades da região metropolitana.

Continua após a publicidade

“Acho que a gente tem que começar a voltar lentamente. A gente tem ainda a decisão sobre outubro, nós temos a previsão de volta às aulas para o dia 7 de outubro, ainda temos que cumprir algumas condicionalidades do mês de setembro, não temos ainda nem a certeza a volta às aulas em outubro, estou falando de atividades curriculares que, se voltar, não serão obrigatórias aos alunos na primeira etapa estarem presencialmente”, afirmou o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares na manhã desta terça (8) em entrevista a Rede Globo.

Para que as aulas presenciais retornem em outubro, o secretário disse que todo o estado deve estar na fase amarela em setembro. “Nós temos que ter certeza que será o momento adequado. Se não for, a prioridade é salvar vidas”, disse Rossieli.

Continua após a publicidade

Só podem retomar as atividades presenciais os alunos que tiverem autorização dos responsáveis. Alunos e professores do grupo de risco não devem retornar. A volta acontece em meio a protesto de professores, que entraram na Justiça para pedir a suspensão da medida.

O governo do estado publicou diretrizes na semana passada para a retomada dessas atividades escolares. As instituições poderão receber até 20% dos alunos matriculados por dia, sendo prioridade os estudantes que estão nos 1º, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e o 3º do médio, estudantes sem acesso a computadores para realização das atividades escolares não presenciais e/ou com dificuldades de aprendizagem ou distúrbios emocionais relacionados ao isolamento social. Lembrando que participar das atividades é opcional e que alunos do grupo de risco não devem participar.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.