Continua após publicidade

Brincar de estátua

Confira a crônica da semana

Por Mário Viana
Atualizado em 16 mar 2018, 06h00 - Publicado em 16 mar 2018, 06h00
 (Attílio/Veja SP)
Continua após publicidade

A figura está lá, paradona. Você olha, dá aquele sorriso maroto e já estica o bração para a selfie. No Rio de Janeiro, poucos resistem a tirar uma foto ao lado de Clarice Lispector, Tom Jobim, Dorival Caymmi ou Carlos Drummond de Andrade, todos devidamente convertidos em estátuas de bronze.

Se Tom Jobim encara Ipanema e Caymmi aparece em Copacabana vestindo uma bata muito esquisita, Drummond volta e meia tem os óculos surrupiados por criaturas mais chegadas ao vandalismo do que aos versos do poeta. O fascínio pelas estátuas de grandes artistas não se limita ao Rio.

Em Salvador, os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai foram instalados, ao lado de seu cachorrinho, no Largo de Santana, no Rio Vermelho — bairro onde o casal morou por mais de quarenta anos. No centro histórico de João Pessoa, o genial músico Jackson do Pandeiro sorri e parece tocar o instrumento que lhe deu fama, convidando os turistas a fingir uma parceria na foto.

Belo Horizonte, celeiro de grandes escritores, celebrou alguns em diversas estátuas. Tem Pedro Nava, Drummond de novo, Fernando Sabino e outros espalhados pelo centro. E todo amigo que visita Lisboa traz na bagagem uma foto ao lado do poeta Fernando Pessoa, eternizado numa mesa em frente ao Café A Brasileira.

Continua após a publicidade

Pode-se brincar de estátua em muitos lugares, menos em São Paulo. A minha memória — e a de alguns amigos consultados — não registra nenhuma estátua em homenagem a grandes conterrâneos paulistas, além das honrarias oficiais. O Google também passa batido e só registra monumentos, como o de Carlos Gomes e o de Giuseppe Verdi, na Praça Ramos de Azevedo. Imagens lúdicas, que despertam um sorriso nos vivos, não há.

De onde vem esse pouco-caso? Não é por falta de artista paulistano ilustre. Se o tema é escritor, dava para montar um pequeno desfile de celebridades no Largo São Francisco. O poeta Castro Alves, o romancista José de Alencar e o pintor Di Cavalcanti cursaram direito nas famosas arcadas. A escritora Lygia Fagundes Telles também — sim, ela está viva, mas justamente por isso é que mereceria ser homenageada.

Adoniran Barbosa poderia ser clonado e levado ao Bixiga, ao Brás e ao Jaçanã, onde — dizem — nunca botou os pés. Paulo Vanzolini, embora tenha atuado no Museu de Zoologia durante anos, mereceria uma estátua em eterna ronda na Avenida São João. A roqueira Rita Lee, outra viva, ficaria no encontro da Rua Heitor Penteado com a Avenida Pompeia. Bem ali começa o bairro que foi berço de tantas bandas do rock brasileiro.

Continua após a publicidade

Seria divertido ter uma experiência interativa com as estátuas dos pintores Alfredo Volpi ou Tarsila do Amaral, flagrados em pleno ofício. A Avenida Paulista poderia abrigar, em gestos necessariamente dramáticos, o ator Paulo Autran e a atriz Cacilda Becker. Ele morou ali perto, e ela, na própria avenida.

O escritor que daria mais trabalho, certamente, seria o poeta Mário de Andrade. A pedido do próprio, teríamos de colocar o coração no Pátio do Colégio, os ouvidos na Praça do Correio e os olhos no Pico do Jaraguá. Seria muito esquisita a selfie com o autor de Macunaíma.

  • Relacionadas
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.