Projeto de lei quer isentar bares e restaurantes de IPTU
Medida seria válida enquanto vigorasse a pandemia; com novas restrições, estabelecimentos deixam de abrir presencialmente aos finais de semana
Os bares e restaurantes da capital paulista, junto com shoppings e outros tipos de comércios, devem fechar as portas no próximo final de semana. Após a decisão do governo estadual um projeto de lei (PL) que tenta isentar o setor gastronômico do pagamento do IPTU foi apresentado na Câmara Municipal na terça-feira (26).
O fechamento do setor durante sábados e domingos e feriados foi determinado ao menos até 7 de fevereiro, após a piora do número de casos e mortes da pandemia. De autoria do vereador Rubinho Nunes (PATRIOTA), o PL busca minimizar os prejuízos financeiros aos estabelecimentos enquanto vigorar o decreto municipal que decretou situação de emergência no município para o combate da Covid-19. A capital paulista conta com 55 000 bares e restaurantes, de acordo com a Associação Brasileira de Restaurantes (Abrasel).
“Esse projeto estava sendo estudado desde o início da pandemia. Segundo pesquisa da Abrasel, 70% dos restaurantes e bares não faturaram em setembro sequer 50% do que faturavam antes da pandemia”, diz o parlamentar, que assumiu recentemente seu primeiro mandato na Casa. A expectativa é que o projeto entre em discussão na próxima semana.
“Enquanto vigorar o decreto da pandemia, esses estabelecimentos não pagariam IPTU. Para complementar o PL, queremos isentar também os demais empresários, com isenção do ISS (Imposto sobre serviço)”, finaliza Rubinho.
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Alta performance para a gastronomia profissional
Quem é Sandra Regina Ruiz Gomes, a namorada de Suzane Richthofen na cadeia





