Conselho da Alesp aprova pedido de cassação de Arthur do Val
Perda de mandato só ocorre, no entanto, após aprovação no plenário da Casa; caso ocorre após falas do deputado sobre refugiadas ucranianas
O pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) será votado em plenário pelos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Nesta terça-feira (12) a Comissão de Ética aprovou por unanimidade o prosseguimento da demanda para votação dos parlamentares.
+ Condenada a cinco anos de prisão, Lorraine Bauer disse que foi extorquida
O mandato seria cassado por quebra de decoro parlamentar após Arthur do Val direcionar falas contra refugiadas ucranianas em áudios pessoais, que vazaram nas redes sociais.
Arthur só perde o cargo se a maioria dos 94 deputados votarem a favor da proposta. Em nota, o parlamentar afirmou que “é um absurdo o que está acontecendo. O processo de cassação está tramitando em velocidade recorde, sobre um áudio sem crime e com o deputado tendo os direitos de defesa cerceados. Vale ressaltar que a Alesp cassou apenas um deputado em toda sua história e o motivo foi a participação comprovada deste em um esquema de corrupção”, diz o texto.
O deputado chegou a solicitar na Justiça mais tempo para se defender no Conselho de Ética. A solicitação, no entanto, foi negada na segunda (11). Na decisão, o desembargador Ruy Coppola afirmou que os processos de quebra de decoro não precisam seguir os mesmos ritos de uma ação judicial.
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas





