Continua após publicidade

Comida de praia

Alimentos leves, muito líquido e alguns cuidados garantem férias saudáveis e sem imprevistos

Por Da Redação
Atualizado em 22 dez 2016, 12h01 - Publicado em 17 jan 2014, 10h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Praia com sol dá uma vontade de mergulhar… E não apenas no mar, mas naqueles frutos do mar fritinhos, acompanhados de um drink bem gelado. Também, pudera! Todo mundo passa o ano todo controlando o que come, fazendo dieta e nessa hora tudo o que quer é relaxar. Mas não dá para descuidar completamente da alimentação só porque estamos de férias. Muito pelo contrário, o calor pede alguns cuidados especiais para que não se perca nenhum dia de diversão.

    A primeira coisa que se deve lembrar é que, com as temperaturas altas, nosso corpo perde mais água e precisa repô-la. “A desidratação é ainda um grande problema, pois muita gente não percebe que aquela dor de cabeça ou aquela confusão mental são falta de água no organismo”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori. Ela recomenda matar a sede de preferência com água pura, mas os sucos com pouco açúcar e a água de coco também entram na conta. Com dois litros de líquido por dia você garante a hidratação, mas a regra é beber água sempre que tiver sede.

    Também é preciso pensar nos alimentos. Tudo que contém muito açúcar ou gorduras é de digestão mais difícil, por isso deve ser evitado. “Uma boa saída para matar a vontade de doces e não exagerar nos sorvetes é congelar pedaços de frutas como melancia, manga e melão. Fica uma delícia, é refrescante e ajuda hidratar”, indica a nutricionista.

    Fritar ou não?

    Quanto às delícias de praia, não é preciso ser radical. Tudo bem comer um camarão ou pastel, mas escolha bem o local. Ele deve ser limpo e as comidas devem chegar à mesa bem quentes e recém-fritas, porque as bactérias adoram uma temperatura morninha e se proliferam com muita facilidade. O que vale é não abusar: se você decidiu comer as frituras no almoço, prefira saladas e frutas no restante do dia, para balancear os nutrientes.

    Continua após a publicidade

    Os melhores petiscos para quem quer se divertir e manter uma dieta saudável são legumes e frutas, além dos biscoitos de polvilho e do milho cozido. No bar, uma sugestão de troca é pedir porções de picles, tremoços e amendoins. Você também pode assar o amendoim em casa, uma alternativa barata e saudável. E levar pipocas já estouradas.

    Agora, se você já abusou ou comeu algo que não lhe caiu bem, a dica é passar um dia se recuperando, e a famosa batata cozida é mesmo um ótimo remédio. “Mesmo sendo verão, vale fazer uma canja para tomar o caldo de frango com legumes. Recupera qualquer um!”, indica Vanderli.

    Confira abaixo outras dicas:

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.