Continua após publicidade

Cineasta Fernando ‘Pino’ Solanas morre aos 84 anos

O argentino estava internado após ter contraído Covid-19

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 nov 2020, 12h09 - Publicado em 7 nov 2020, 12h07

O cineasta argentino Fernando Solanas morreu na madrugada deste sábado (7), em Paris, aos 84 anos. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores argentino, a morte ocorreu alguns dias após ele ter sido internado com diagnóstico do novo coronavírus.

Além de cineasta, Fernando era político, ativista e embaixador da Argentina na Unesco. “Enorme dor por Pino Solanas. Faleceu enquanto cumpria suas obrigações como embaixador da Argentina na Unesco”, disse o ministério no Twitter.

Em 16 de outubro, Solanas havia publicado nas redes sociais que ele e a esposa, Ángela Correa, haviam contraído Covid-19 na capital francesa e que estava internado em observação.

Continua após a publicidade

Fernando nasceu em 16 de fevereiro de 1936 em Buenos Aires e estreou no cinema em 1962 com o curta “Seguir andando”. Em 2004, o documentário “Memoria del saqueo”, sobre a precária condição social e econômica da Argentina, foi apresentado no Festival de Cinema de Berlim.

Ele reuniu um grupo de cineastas comprometidos com a política e a denúncia às desigualdades, chamada de Tercer Cine. Junto a ele estavam o boliviano Jorge Sanjinés, o cubano Tomás Gutiérrez Alea, o chileno Patricio Guzmán e outros. Fernando esteve no Brasil em edições da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.