Continua após publicidade

Tabela em churrascaria sugere desconto no salário por “responder superiores”

Foto que levou a denúncia encaminhada ao Ministério Público do Trabalho exibiria supostos descontos no pagamento de funcionários de casa na Zona Sul

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 22 ago 2019, 18h26 - Publicado em 22 ago 2019, 18h25

No último dia 11, Lucas (nome fictício) relata ter ido a uma casa de carnes na Zona Sul da cidade, a South’s Place Churrascaria, para um almoço em família no Dia dos Pais. Na hora de pagar a conta, diz que estranhou uma tabela fixada no balcão do caixa do estabelecimento e tirou uma foto do papel.

No item, com o título “valores vales”, números indicam supostos preços de uniformes e utensílios de cozinha. Mais abaixo, aparecem quantias para pratos e copos, com o subtítulo “quebra” por cima.

Por último, surge o item que mais chama a atenção: “comer, beber, usar celular, responder superiores”, e ao lado, o valor de 30 reais. “Na tabela, podemos ver os preços dos uniformes que seriam descontados dos funcionários e também as punições peculiares em caso de responder seus superiores”, escreveu o rapaz em uma rede social, após publicar a imagem.

Foto tirada pelo rapaz de tabela que estaria no interior da churrascaria (Reprodução/Divulgação)

“É um absurdo, me senti mal depois de pagar, ao dar dinheiro para um local como esse”, contou ele à reportagem. A foto acabou chegando à advogada Vanessa Almeida. “Como a empresa exige que os funcionários usem o uniforme, isso não pode ser cobrado de maneira alguma, mesmo pela manutenção”, afirma.

Continua após a publicidade

Sobre o item a respeito de “responder superiores”, Vanessa avalia como o mais crítico. “A multa por ‘desobediência’ é claramente assédio moral.” A profissional fez uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a churrascaria. Outro ponto, que segundo ela, se mostra irregular, é a possível cobrança de “meia-falta”. “Se uma pessoa atrasa, ou você desconta o dia inteiro ou dá uma advertência, não pode descontar meio dia.”

Procurado, o MPT afirma que recebeu a denúncia e o caso foi encaminhado para investigação de um promotor. O advogado da South´s Place, Adilson Lira, explicou a VEJA SÃO PAULO que a empresa “jamais realizou desconto dos funcionários que não seja autorizado por lei ou estabelecido nas convenções coletivas”.

Questionado sobre a existência da tabela, o defensor disse que “não tem como confirmar” se a mesma estaria na churrascaria. Rebateu também que, na foto, não há elementos que comprovem que a mesma foi tirada no interior do local. “Vamos apurar meticulosamente o fato”, garantiu. “Se houver algo irregular [na denúncia feita pelo rapaz e a advogada], eles serão processados e punidos.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.