Continua após publicidade

ONG Casa 1 realiza casamento coletivo de quarenta casais LGBT

A cerimônia foi custeada com financiamento coletivo. Saiba mais

Por Mariana Rosario Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 dez 2018, 16h28 - Publicado em 16 dez 2018, 16h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No último sábado, a ONG Casa 1 que acolhe LGBTs expulsos de casa e comanda um centro cultural na região da Bela Vista comandou um casamento coletivo de quarenta casais dessa comunidade.

    Publicidade

    Para custear a festa que ocorreu no Cine Joia, fotos, trajes, documentação, alianças e maquiagem, a casa realizou um financiamento coletivo que arrecadou 45 000 reais. “Foi bem emocionante. Durante a festa, exibimos trechos do casamento que tinha ocorrido mais cedo”, contou Bruno Oliveira, um dos organizadores da iniciativa e coordenador do centro cultural.

    Publicidade

    A celebração foi realizada pela atriz e voluntária da casa Renata Carvalho, da peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que chegou a ser proibido na cidade de Jundaí, no ano de 2017.

    O evento ocorreu após casais LGBT temerem perder o direito de casar, após as eleições presidenciais deste ano. O receio ainda ainda foi intensificado após declarações de Maria Berenice Dias, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) sugerir que os casais se apressassem para oficializar as uniões ainda em 2018.

    O casamento entre pessoas do mesmo sexo não é assegurado no Brasil por lei. Desde 2011, no entanto, há uma decisão do Supremo Tribunal Federal que serviu de jurisprudência para as uniões. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda emitiu uma norma definindo que este tipo de casamento deve ser realizado por todos os cartórios do país.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.