A próxima geração de tecnologias domésticas exposta na CASACOR 2023
Aparelhos como uma TV transparente e uma tela LED de 136 polegadas propõem reflexões sobre a convivência e trazem soluções para a rotina
Os visitantes da CASACOR 2023, em cartaz na Avenida Paulista até 6 de agosto, terão um gostinho de como serão as tecnologias domésticas do futuro. Equipamentos da próxima geração de eletrodomésticos fazem parte da decoração de diversos ambientes da maior feira de arquitetura de interiores e paisagismo do Brasil.
No projeto do escritório BC Arquitetos, de Bruno Carvalho e Camila Avelar, a sala de estar apresenta uma televisão OLED 8K, tecnologia ainda inédita no Brasil. É a LG OLED Z3, de 77 polegadas, que deve chegar às lojas até setembro. O aparelho tem imagem em alto contraste devido aos chamados “pixels orgânicos”, que emitem luz própria e não precisam de iluminação interna. Foi anunciado no início da mostra, duas semanas após a Samsung divulgar que entraria no mercado de TVs OLED no país.
+ CASACOR 2023: Vejinha premia os melhores ambientes em 13 categorias
O mesmo ambiente tem uma LG OLED Signage Transparente que, quando desligada, parece uma placa de vidro levemente opaca. “A ideia é criar uma reflexão sobre a casa do futuro”, explica Bruno.
Outro destaque é a imensa tela LG LED de 136 polegadas no ambiente do designer Felipe de Almeida. Com mais de 2 milhões de pixels, está instalada em meio a obras de arte e livros — 90% das peças pertencem ao acervo da família de Almeida, sobrinho-bisneto do poeta modernista Guilherme de Almeida. “A atmosfera de acolhimento se soma ao painel de LED e o resultado é uma sala de cinema em casa”, afirma o designer.
As telas futuristas se destacam ainda no projeto da arquiteta Cilene Lupi, um “espaço gamer” com monitores LG UltraGear e Ergo DualUp — que tem a tela vertical.
Outro destaque são as mesas carregadoras de celular, do premiado designer Jader Almeida, dispostas no ambiente projetado pela arquiteta Gleuse Ferreira — bisneta do casal Lampião e Maria Bonita. Basta deixar um dispositivo sobre o móvel que a bateria é carregada por indução eletromagnética.
No ambiente batizado de Casa do Ser, do escritório ARQTAB e do arquiteto Maycon Fogliene, a tecnologia busca atender a maior diversidade de pessoas. Atividades do lar podem ser feitas por comando de voz, como o ajuste do encosto do sofá e da cama, a abertura de gavetas da cozinha e até o uso da bacia sanitária eletrônica, da Deca. Há ainda um trilho pelo qual a televisão se desloca (por comando de voz) entre sala e quarto — o projeto usa a assistente virtual Alexa, da Amazon. “Facilita o dia a dia de quem tem mobilidade reduzida ou obesidade”, diz Fogliene.
CASACOR 2023. Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073. Ter. a sáb., das 12h às 22h; dom. e feriados, das 11h às 21h. → 101 reais (inteira) e 51 reais (meia), com pacotes promocionais.
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de julho de 2023, edição nº 2848