Continua após publicidade

Sapataria centenária no centro já calçou de Clodovil a FHC

A Calçados Busso tem 103 anos de história

Por Barbara Öberg Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 fev 2020, 16h01 - Publicado em 15 jun 2018, 06h00

Com 103 anos de história na capital, a Calçados Busso é uma sapataria que faz trabalhos por encomenda. Fundada em 1915 pelo italiano Gino Busso, abriu as portas inicialmente na Alameda Barão de Limeira, nos Campos Elíseos. Nos anos 1950, o português Mario da Costa Carneiro assumiu o comando da loja e a levou para o número 452 da Rua Major Sertório, na Vila Buarque, próximo ao Minhocão. No novo endereço, o negócio prosperou e começou a atrair políticos e personalidades, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro da Justiça Nelson Jobim, o estilista Clodovil Hernandes e o apresentador Jô Soares.

O que os une é o desejo de adquirir um sapato de couro ou camurça, produzido sob medida, sem centímetros a mais nem a menos. Entre o pedido e a entrega, trinta longos dias se passam. Os preços variam de 1 000 a 2 200 reais. A fachada do estabelecimento nem de longe lembra a pompa de sua clientela. As vitrines de vidro, com botas de montaria e sapatos sociais, têm um ar meio empoeirado. O toque de passadismo aumenta com os retratos de profissionais de hipismo, também espalhados por lá.

Abaixo, confira fotos e detalhes de alguns calçados encomendados pelos clientes famosos que frequentaram o lugar nas últimas décadas.

Clodovil Hernandes. O estilista, morto em 2009, costumava fazer pares bicolores, mas também desenhou um mocassim (foto), produzido até hoje no local.

Continua após a publicidade

Nelson Jobim. O ex-ministro da Justiça e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), outro cliente cativo, prefere um social preto, com cadarço.

Fernando Henrique Cardoso. O ex-presidente da República é um dos frequentadores mais ilustres, e uma de suas principais encomendas foi um mocassim preto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.