Blocos tradicionais da cidade confirmam desfiles
Alô pessoal de Moema, zonas oeste, norte e centro! Tem várias opções para os próximos dias
Eles são pioneiros do carnaval e têm anos de estrada. São fundadores dos blocos mais tradicionais da cidade, muitos com mais de cinquenta anos de folia. Até hoje arrastam multidões nas regiões do Bixiga, Cambuci, Pompéia, Barra Funda, Tremembé, Moema e centro.
Atenção para o calendário:
2 DE FEVEREIRO (SEXTA)
Banda Bantantã Folia
Fundada em 1979 por funcionários da Universidade de São Paulo e frequentadores dos bares da Avenida Waldemar Ferreira (entrada da USP). Tem como principal característica a garantia da tradição de enaltecer “os velhos carnavais que não voltam mais”. Conta com a originalidade, irreverência e espontaneidade de seus foliões, moradores da região do Butantã. Tem como símbolo a figura de uma cobra, que simboliza a preservação da natureza e Instituto Butantã, situado no bairro.
Concentração: A partir das 18h. Em frente à lanchonete Rei das Batidas: Avenida Waldemar Ferreira, com Desembargador Armando Fairbanks (USP Portão 01)
Desfile: 21h às 23h
3 DE FEVEREIRO (SÁBADO)
Bloco Barracão Folia
Após uma década fazendo carnaval de rua, o desfile do bloco já se tornou um dos eventos mais esperados do carnaval paulistano, atraindo cada vez mais pessoas. Além da saída do bloco pelas ruas do bairro da Pompéia, a agremiação realiza antes uma grande festa na concentração do bloco, cujo ponto alto é uma roda de samba que relembra músicas tradicionais e abre espaço para artistas convidados.
Concentração: às 12h, na Rua Diana, 100
Desfile: 16h
Bloco Classe A Barra Funda
Reúne-se a 100 metros da Praça Marechal Deodoro, em um terreno baldio que nos anos 60 serviu de campo para o pessoal da Barra Funda, que costumava se reunir para jogar bola no local. Quando área que era utilizada para esse tipo de lazer foi ocupada para fins comerciais, os colegas de “pelada futebolística” resolveram fundar um time, que mais tarde foi o berço da criação do Bloco Classe A, em 1979.
Concentração: às 15h na Rua Souza Lima, sem número definido
Desfile: das 17h às 21h
Bloco Grande Família
Nasceu no ano de 1981, por iniciativa de um grupo de amigos carnavalescos, formados em sua maioria por profissionais liberais. Todos os anos sem confete e sem serpentina, para não sujar as ruas, mas com muita alegria e gente bonita movida a muita cerveja. Como o nome já sugere é um bloco onde comparecem famílias completas (pai, mãe, filhos, primos, sobrinhos, avós) em busca de diversão e alegria.
Concentração: das 11h às 17h, na Avenida Moema, 161 (Bar do Júlio)
Desfile: das 18h às 21h
Bloco da Ressaca
Nasceu em 1984, fundado por um grupo de amigos que frequentavam o Restaurante Javali, tradicional ponto de encontro do bairro do Cambuci. O bloco se concentra no Largo do Cambuci a partir das 14h. Desfila com uma média de 7 000 pessoas e alas como a que é formada por 200 crianças, que fazem parte de um projeto social da agremiação, no qual aprendem a tocar instrumentos.
Concentração: às 14h, no Largo do Cambuci
Desfile: das 16h30 às 20h
4 DE FEVEREIRO (DOMINGO)
Banda Grone’s
Foi fundada em de julho de 1996 no bairro do Jardim Tremembé, Zona Norte de São Paulo. Também uma diversão em família.
Concentração: às 14h – Rua Reverendo George Michel Atlas, Tremembé
Desfile: das 17h às 20h
Banda do Fuxico
Nasceu no ano 2000, com o intuito de resgatar os grandes blocos de rua da cidade de São Paulo, porém, em clima de diversidade. É o primeiro bloco carnavalesco legitimamente LGBT, que levanta a bandeira do combate ao preconceito e reúne não apenas um grande contingente desse segmento, como também, foliões de várias características que se encantam com a beleza, as cores e o ritmo que o bloco leva para as ruas do centro, partindo das imediações do Largo do Arouche.
Concentração: às 10h, no Largo do Arouche, 88/96
Desfile: das 18h até às 22h
5 DE FEVEREIRO (SEGUNDA)
Banda Redonda
Foi fundada em 1974 por atores e profissionais de teatro e cinema. A banda tradicionalmente desfila na segunda-feira que antecede o início do carnaval, partindo da Rua Teodoro Baima, travessa da Rua da Consolação, local conhecido pelos teatros que já funcionaram no local. Artistas consagrados de teatro, cinema e televisão se misturam com os variados e animados foliões que seguem o bloco, no embalo dos músicos e puxadores tradicionais como Germano Mathias, entre outros.
Concentração: às 19h, no Teatro de Arena. Rua Theodoro Baiman, 94
Desfile: 21h
6 DE FEVEREIRO (TERÇA)
Bloco UMES Caras Pintadas
É a entidade carnavalesca oficial da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES-SP). Fundada em 1994, pela Diretoria de Cultura da entidade, com o intuito de resgatar, por intermédio dos estudantes paulistanos, a mais popular das manifestações culturais do nosso povo.
Concentração: às 17h, na Rua Rui Barbosa
Desfile: 19h
7 DE FEVEREIRO (QUARTA)
Banda do Candinho
Foi fundada em 13 de setembro de 1981 e é composta, basicamente, por figuras da comunidade do Bixiga. Surgiu com a finalidade de divulgar a fase pré-carnavalesca de São Paulo. A banda já prestou homenagem a Plínio Marcos, o inesquecível maestro Eleazar de Carvalho, à Banda de Ipanema e ao bairro do Bixiga. Outro grande destaque da banda são bailes shows com suas mulatas.
Concentração: às 18h, na Rua Santo Antônio com Rua 13 de Maio, Bixiga
Desfile: 21h
9 DE FEVEREIRO (SEXTA)
Banda do Trem Elétrico
Foi fundada em 1984 por metroviários que, inicialmente, se reuniam na área de lazer do pátio do estacionamento do Metrô Jabaquara. Com a adesão de funcionários, amigos e simpatizantes, a banda cresceu muito e hoje desfila pelo centro de São Paulo, partindo das proximidades da agitada Rua Augusta.
Concentração: às 19h, cruzamento da Rua Augusta com a Rua Luiz Coelho (Estação Consolação)
Desfile: 21h
12 DE FEVEREIRO (SEGUNDA)
Bloco Esfarrapado
O mais antigo de São Paulo, fundado em 1947. Boa opção para levar as crianças.
Concentração: às 10h, cruzamento da Rua Conselheiro Carrão com a Rua 13 de Maio
Desfile: das 14h às 20h