Prefeitura estuda liberar Bilhete Único para pagar Uber
Ideia é beneficiar aqueles que usam carro para chegar ao transporte público
A prefeitura de São Paulo estuda a possibilidade de liberar o cartão do Bilhete Único, hoje utilizado apenas em transportes públicos como trens, metrôs e ônibus, para pagamentos de corridas em aplicativos privados como o Uber.
Atualmente, o pagemento do Uber é feito por meio do próprio aplicativo, via cartão de crédito. Nos táxis, no entanto, é possível escolher as opções crédito, débito e dinheiro.
+ Nova funcionalidade do Google Agenda ajuda você a cumprir todos os seus compromissos do dia
A ideia é beneficiar aqueles que usam carro para chegar ao transporte público, interligando os aplicativos aos metrôs, trens e ônibus.
Para Ciro Biderman, diretor da SP Negócios, existem algumas etapas para que isso seja viabilizado. “O primeiro passo é regular esse perfil de transporte, ainda nesse semestre. O segundo passo é permitir que o Bilhete Único tenha esse alcance. Para que seja possível, estamos trabalhando com duas alternativas: ou criamos um leitor para isso no próprio carro, ou transformamos o Bilhete Único em uma espécie de cartão de debito”, explicou.
+ Ganhe até 1 800 reais pelo seu celular usado. Site promove compra e venda de aparelhos seminovos
Ele ainda afirma que provavelmente, o processo será finalizado apenas no ano que vem: “É muito difícil viabilizar isso ainda esse ano, por causadas eleições. Provavelmente conseguiremos isso para o ano que vem, mas certamente isso dependerá das prioridades do próximo prefeito”, afirma.
Em posicionamento oficial, a Uber afirmou que “neste momento, a cidade precisa de uma regulação para o transporte individual privado. Não podemos especular antes disso”.