Continua após publicidade

Banquetaço protesta contra fim do conselho de segurança alimentar

Protesto está marcado para o almoço desta quarta (27), com comida grátis e participação da chef Bel Coelho, do Clandestino

Por Redação VEJA São Paulo
27 fev 2019, 11h09

Nesta quarta (27), a Praça da República será palco de um novo protesto em forma de banquete: o Banquetaço. Depois da atuação em 2017 contra a proposta do então prefeito João Dória de distribuir a farinata na merenda escolar, o grupo composto por cozinheiros como Bel Coelho, do Clandestino, se manifesta agora contra a extinção do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), determinada por medida provisória no início de janeiro.

Em São Paulo, a manifestação na Praça da República tem início marcado para as 11h até as 15h. Entre as receitas preparadas e oferecidas gratuitamente estão cuscuz paulista, arroz de pancs (plantas alimentícias não convencionais), vinagrete de feijão e farofa.

 

View this post on Instagram

Amanhã tem #banquetaço pela volta do CONSEA (conselho nacional de segurança alimentar), conselho fundamental no combate à fome e na luta por uma alimentação adequada e sem veneno acessível a todos os brasileiros. Estão todos convidados!

A post shared by Bel Coelho (@belcoelho) on

Continua após a publicidade

No perfil @banquetaco.nacional, a volta do Consea é pedida junto à frase: “Nenhuma garfada a menos nos nossos direitos!”

View this post on Instagram

Todo mundo junto pelo #voltaCONSEA! É esta semana! Nenhuma garfada a menos nos nossos direitos! 🍽 Fonte: @nomeiodaarte 💛 #banquetaco #BrasilsemFome #ficaconsea #comidadeverdade #alimentacão #comida #diversidade

A post shared by BANQUETAÇO (@banquetaco.nacional) on

À frente do francês La Casserole, Marie France Henry também se manifestou em apoio a causa.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Assim é o @banquetaco.nacional no dia 27 : mais de 15.000 refeições feitas voluntariamente e a partir de doações de pequenos agricultores familiares! Um grande congraçamento em torno do #ficaconsea por um Brasil soberano e com segurança alimentar!

A post shared by Marie France Henry (@mariefrancehenry) on

 

 

Estão previstos Banquetaços em municípios de vinte estados. A previsão é de servir 15 000 refeições gratuitas. Uma petição online que pede a volta do Conseleho conta com 33.611 apoiadores. A meta da manifestação é chegar a 50 000 apoiadores. De acordo com o Ministério da Cidadania, outros órgãos vão absorver as suas funções.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.