Aluguel sobe em 75% dos bairros da capital, aponta levantamento
Índice QuintoAndar de Aluguel mostra que a capital paulista completou em agosto um ano de alta consecutiva no preço do metro quadrado
A alta dos preços do aluguel vem sendo sentida por toda a cidade de São Paulo. Dados do índice QuintoAndar mostram que, nos últimos seis meses, 46 dos 61 bairros analisados pela pesquisa registraram valorização do preço do metro quadrado, o equivalente a três em cada quatro das regiões analisadas (75%).
+ Paulista vira micareta pró-Bolsonaro em dia da Independência do Brasil
Em agosto, a capital registrou o 12º mês consecutivo de alta dos preços. Em comparação com julho, a alta foi de 0,9%, atingindo a média de R$ 40,58 por metro quadrado. É o maior valor do metro quadrado da série histórica do indicador, iniciada em 2019. Em 12 meses, o valor médio do metro quadrado subiu 16,1%. Somente neste ano, o preço médio dos novos aluguéis avançou 11,03%.
Para Thiago Reis, gerente de dados do QuintoAndar, a alta decorre do aumento dos preços dos imóveis localizados em regiões com acesso fácil ao transporte público e próximas de onde há mais oferta de empregos.
+ Exposição idealizada por Emanoel Araújo destacará independência da Bahia
Nos seis meses encerrados em agosto, Água Fria (19,7%), Bom Retiro (19,5%), Pinheiros (13,6%), Jardim Marajoara (12,6%) e Ipiranga (12,2%) foram os cinco bairros com a maior alta no preço.
Apesar do aumento dos preços no momento de assinar o contrato, os consumidores ainda têm encontrado espaço para negociação. Dados do Índice
QuintoAndar mostram que a diferença entre o preço do anúncio e do contrato cresceu, atingindo -9,47%.
+ Assine a Vejinha a partir de 9,90