Continua após publicidade

Petição é criada contra mudança de nome do metrô Vila Mariana

Abaixo-assinado conta com mais de 5000 assinaturas; projeto de lei quer rebatizar estação com nome de pastor

Por Adriana Farias
Atualizado em 28 dez 2016, 12h35 - Publicado em 28 dez 2016, 12h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um abaixo-assinado virtual contra a mudança do nome da estação Vila Mariana do metrô foi criado no site change.org na terça-feira (27). A petição, idealizada pelo fotógrafo Alexandre Frata, contava com mais de 5 600 assinaturas por volta do meio-dia desta quarta (28).

    Publicidade

    Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa quer rebatizar a estação de Enéas Tognini-Vila Mariana, nome de um pastor evangélico.

    Publicidade

    A proposta é do deputado estadual André Soares (DEM) – filho do pastor neopentecostal Romildo Ribeiro Soares, popular na televisão como missionário R. R. Soares.

    Enéas Tognini: pastor evangélico que inspirou projeto de lei (Foto: Divulgação)
    Enéas Tognini: pastor evangélico que inspirou projeto de lei (Foto: Divulgação) ()

    O documento aguarda a sanção ou não do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tem até o final do mês para se pronunciar sobre o tema.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Não precisamos desse tipo de (des)serviço por parte dos deputados. Precisamos de mais segurança, educação, transporte público, moradia e igualdade social”, disse Frata em uma postagem em seu perfil no Facebook.

    O abaixo-assinado também foi compartilhado por uma comunidade Vila Mariana nas redes sociais. “Assine e ajude a divulgar, para que nossa indignação chegue aos ouvidos do governador Geraldo Alckmin e ele vete esse projeto absurdo e tendencioso. O Brasil é um estado laico e a Vila Mariana também”, escreveram os moradores (confira abaixo a íntegra das publicações).

    Publicidade

    O deputado justificou a medida dizendo no documento que o religioso “ajudou a escrever parte da história da igreja cristã protestante no Brasil”.

    O pastor nasceu em Avaré em 1914 e morreu em 2015. “Já na década de 1960, ele foi um dos grandes líderes do avivamento espiritual, que originou a Convenção Batista Nacional (CBN) e tornou-se presidente da entidade”, completa.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “O homenageado, vale ressaltar, também tem especial relação com a região objeto da homenagem”, diz o político. A sede da Igreja Batista do Povo fica na Rua Domingos de Morais, 1100, próximo à estação.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.