Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Enfermeiros fazem abaixo-assinado na web contra ‘Amor à Vida’; “Chega de humilhação no horário nobre”

Não é de hoje que profissionais de enfermagem se incomodam com a forma como são representados na novela Amor à Vida, exibida pela TV Globo. Depois de protestar muito nas redes sociais e ouvir uma resposta não muito animadora do autor Walcyr Carrasco, a classe resolveu elaborar um abaixo-assinado na web contra o folhetim das […]

Por Tiago Faria Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 00h59 - Publicado em 5 jul 2013, 13h32

Não é de hoje que profissionais de enfermagem se incomodam com a forma como são representados na novela Amor à Vida, exibida pela TV Globo. Depois de protestar muito nas redes sociais e ouvir uma resposta não muito animadora do autor Walcyr Carrasco, a classe resolveu elaborar um abaixo-assinado na web contra o folhetim das nove.

“Chega de desrespeito e humilhação no horário nobre. Sabemos que se trata de uma obra de ficção, mas o que as personagens usam e fazem ali formam opinião, viram moda, criam hábito. Fomos aos jornais, rádios e tevês explicar sobre os riscos da má interpretação no limiar entre o real e o fictício e esclarecer qual o papel da enfermagem na sociedade. Mas isso não foi suficiente para sensibilizar”, explica, no texto, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio, Pedro de Jesus.

De acordo com ele, o texto de Carrasco retrata a enfermagem como um “playground de médicos” (leia o comunicado oficial).

Continua após a publicidade

As reclamações começaram em junho, quando o conselho se irritou com a representação de Ordália, interpretada por Eliane Giardini. Segundo eles, a personagem, além de caricata, erra procedimentos médicos. Na época, Carrasco afirmou que teria liberdade para criar e que o papel da novela é contar uma história.

Vale lembrar que ex-chacretes e corretores também protestaram contra a novela e botaram a boca no trombone; ou melhor, na web.

O que você acha? Uma novela tem que retratar com rigor o trabalho de profissionais ou pode tomar liberdades na hora de narrar histórias? Aproveite e curta nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.