Imagem Blog

Cidade das Crianças Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo. Por Beatriz Imagure (beatriz.imagure@abril.com.br)
Continua após publicidade

Mães e pais exaustos, seus filhos realmente ajudam em casa? Ou só enrolam?

  A gigantesca maioria das mães que eu conheço vive numa correria absurda. Eu conheço muitos pais que estão nessa também. Sempre que eu penso nesse cansaço crônico de mães e pais, me vem à mente uma cena que eu vejo às vezes no vestiário da escola de natação dos meus filhos. Ao sair da piscina, […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 25 fev 2017, 21h46 - Publicado em 6 out 2016, 17h19

 

Theo conhecendo o Jardim Botânico (Foto: Reprodução)

Nada de se desesperar com as pequenas tarefas de casa: os pequenos também pode ajudar (Foto: Reprodução)

A gigantesca maioria das mães que eu conheço vive numa correria absurda. Eu conheço muitos pais que estão nessa também. Sempre que eu penso nesse cansaço crônico de mães e pais, me vem à mente uma cena que eu vejo às vezes no vestiário da escola de natação dos meus filhos.

Ao sair da piscina, crianças de uns 5, 6 anos viram bonecos. Mal se mexem. Não vão pegar suas mochilas, não abrem as torneiras do chuveiro, não passam shampoo, não abrem a saboneteira, ficam imóveis para um adulto enxugá-las, não guardam a toalha… não fazem nada.

Vejam, não estou falando de crianças de 2 ou 3 anos (se bem que até com 3 já dá pra ter um grau de autonomia). Estou falando de meninos e meninas que sabem montar naves de Lego, jogar Minecraft, decorar mil nomes de Pokémons, colocar aquele vestidinho da Polly que sempre enrosca, que inventam coreografias para “Let it Go” e correm sem cansar no parque…

Continua após a publicidade

Teatro infantil: um jeito simples para acertar na escolha e evitar roubadas

São crianças capazes de tomar banho sozinhas, talvez com uma pequena ajuda, e de ajudar em tarefas da casa – para aliviar a loucura em que vivem muitas mães e pais. Momento de reflexão. O que o seu filho faz em casa? Casa que também é dele, vale lembrar.

Aqui, o Theo, que tem 7 anos, arruma a cama (bem arrumadinha), rega as plantas (sempre precisamos lembrar) e coloca a louça na máquina (também precisa ser lembrado). A Liz, que tem 4 anos, guarda o pijama dela no cabidinho e tenta arrumar a cama. O restante que tentamos com ela não deu certo. Ainda. Acho que no caso dos dois, dá para melhorar bem, não?

Aí vai uma microlistinha para dar ideias e ajudar as crianças a terem responsabilidades e autonomia – mães e pais agradecem e os filhos (no futuro) também! Afinal, nada como jovens que sabem cuidar de si próprios, da casa, da comida….

Continua após a publicidade

Crianças de 2 – 3 anos
– Guardar brinquedos
– Colocar roupa na máquina

4 – 6 anos 

– Arrumar a cama
– Regar as plantas
– Guardar as compras

7 – 10 anos
– Varrer
– Preparar o lanche
– Tirar pó

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.