Imagem Blog

Carnaval SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blocos, desfiles e muito mais
Continua após publicidade

Após pedido de moradores pelo fim da folia na Vila Madalena, promotor diz que “cancelar Carnaval é uma loucura”

  O Ministério Público realizou nesta quarta (4) uma reunião pública com a prefeitura, Polícia Militar e diretores de bloco carnavalescos a respeito das denúncias de confusão durante o Carnaval de rua na Vila Madalena. Durante o encontro, os moradores exibiram um vídeo produzido após os desfiles dos cordões no sábado (31). As imagens mostram ruas sujas, pessoas […]

Por Jussara Soares
Atualizado em 26 fev 2017, 18h44 - Publicado em 4 fev 2015, 22h20
Imagens gravadas  após os desfiles dos primeiros blocos no sábado (31) mostram a bagunça na Vila Madalena (Foto: reprodução)

Imagens gravadas após os desfiles dos primeiros blocos no sábado (31) mostram a bagunça na Vila Madalena (Foto: reprodução)

 

O Ministério Público realizou nesta quarta (4) uma reunião pública com a prefeitura, Polícia Militar e diretores de bloco carnavalescos a respeito das denúncias de confusão durante o Carnaval de rua na Vila Madalena. Durante o encontro, os moradores exibiram um vídeo produzido após os desfiles dos cordões no sábado (31). As imagens mostram ruas sujas, pessoas gritando e música alta durante a madrugada. A gravação também denuncia o desrespeito à lei do Psiu, com bares funcionando até depois de 1h.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GD6wgCFU0kA?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

O encontro foi resultado da representação encaminhada à Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da capital no último dia 14 por um grupo de moradores chamado Sossego Vila Madalena, liderado pelo empresário Tom Green. É ele o autor do vídeo que mostra como fica a Vila Madalena após o término dos blocos.

O desejo dos moradores era vetar a saída dos cordões. A hipótese, no entanto, não chegou nem ser cogitada pela autoridades. “Cancelar o Carnaval é uma loucura”, disse o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes. Segundo ele, os blocos são, em sua maioria, divulgados por redes sociais e é impossível controlar o acesso aos locais. “Só se suspender a internet na cidade. Isso é uma maluquice”, disse.

Presidente da Sociedade de Amigos e Moradores da Vila Madalena (Savima), Cassio Calazans afirma que os maiores transtornos ocorrem após a dispersão dos blocos. “O problema é o pós-bloco. As pessoas não vão embora e ficam até de madrugada. Há brigas e pancadões”, observa. “Aceitamos o Carnaval e gostamos de brincar, mas desde que haja respeito e limite de horário.”

Continua após a publicidade

A prefeitura apresentou neste Carnaval um plano de atuação nas ruas. No entanto, o promotor defende que os blocos deveriam ser pulverizados em todas as regiões da cidade. Neste ano, dos 300 cordões que desfilarão, 86 são da área da Subprefeitura da Sé, e 67 da Subprefeitura de Pinheiros.

Na primeira semana de março, após o encerramento da passagem dos blocos, o MP promete realizar uma nova reunião para avaliação da atuação dos órgãos públicos. O promotor também solicitou que a Polícia Militar apresente um relatório com a capacidade de foliões que cada rua pode receber.

“É preciso passar por essa experiência. O Carnaval de rua ressuscitou em São Paulo e veio para ficar, mas é preciso encontrar um formato saudável para toda a cidade”, observa Lopes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.