Imagem Blog

Viajar e Curtir Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Tudo o que é preciso saber antes de embarcar para a viagem dos sonhos
Continua após publicidade

Tomado por pragas, Taj Mahal, na Índia, limita a entrada de turistas

A medida foi adotada para evitar superlotação e reduzir risco de dano à construção. O local também está infestado por insetos, que deixam as paredes verdes

Por Rosana Zakabi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 abr 2018, 12h56 - Publicado em 5 abr 2018, 12h53

O Taj Mahal, uma das principais atrações da Índia – e do mundo – limitou esta semana a entrada de turistas em suas instalações. Desde domingo (1), o tempo de visita é de no máximo três horas. Antes, podia-se ficar ali dentro o dia inteiro.

O objetivo da determinação, adotada pela Agência Arqueológica da Índia (ASI), é controlar o número de visitantes para evitar uma superlotação e, assim, prevenir danos à estrutura da construção.

A medida é útil e já foi tomada anteriormente pelos responsáveis por monumentos históricos de vários países, mas não deve eliminar outras ameaças que acometem o mausoléu há tempos.

Nos últimos dias, as paredes brancas do Taj voltaram a ser tomadas por dejetos de insetos da espécie chironomus calligraphus (goeldichironomous), que crescem na região devido à poluição do Rio Yamuna, situado atrás do monumento. Os peixes comiam esses bichinhos, mas como os cardumes estão morrendo, as pestes estão se proliferando.

Os dejetos são partículas minúsculas, mas, em grandes quantidades, se destacam no mármore branco. De longe, parece que as paredes estão cheias de pó verde-escuro. Segundo a ASI, esta é a quarta vez que isso acontece em menos de três anos. A agência informou que acionou esta semana uma empresa especializada, que vai eliminar as pragas do local e limpar a construção.

Continua após a publicidade

Outro problema, que já dura alguns anos, é que o mármore está ficando amarelado devido à poluição das indústrias vizinhas, sobretudo de uma refinaria de petróleo pertinho dali. Com o objetivo de minimizar os danos, os arqueólogos indianos têm usado barro rico em cal para limpar as paredes.

Localizado em Agra, a cerca de 200 quilômetros de Nova Delhi, o imenso “palacete” foi erguido no século 17 pelo imperador Shah Jahan em homenagem à sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, falecida durante o 14o parto. O Taj está construído sobre seu túmulo. Hoje, o local recebe cerca de 50 000 pessoas diariamente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.