Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Tudo Sobre Cinema

Matador, Brad Pitt está na melhor estreia de semana

Sete estreias nos cinemas, algumas interessantes; outras, nem tanto. O melhor dos longas-metragens traz de volta Brad Pitt, em plena forma e interpretando um matador impiedoso, no thriller O Homem da Máfia (foto acima). O diretor, Andrew Dominik, é o mesmo do faroeste O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford. Sem dúvida, trata-se […]

Por Miguel Barbieri Jr. Atualizado em 27 fev 2017, 11h48 - Publicado em 29 nov 2012, 19h23

Sete estreias nos cinemas, algumas interessantes; outras, nem tanto. O melhor dos longas-metragens traz de volta Brad Pitt, em plena forma e interpretando um matador impiedoso, no thriller O Homem da Máfia (foto acima). O diretor, Andrew Dominik, é o mesmo do faroeste O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford. Sem dúvida, trata-se de um artista muito talentoso – como roteirista e diretor. Dominik tem estilo próprio e sabe colocar a câmera em seu devido lugar. Repare como ele extrai excelentes atuações de dois atores desconhecidos, Scoot McNairy e Ben Mendelsohn (foto abaixo), intérpretes dos ladrões que praticam um assalto no início do filme.

Dois documentários também merecem atenção. Marcelo Yuka no Caminho das Setas acompanha a trajetória do ex-bateirista da banda O Rappa, que tomou nove tiros em 2000 e ficou paraplégico. Fiquei surpreso com sua franqueza – tanto para falar de seu estado físico quanto para revelar sua versão sobre o fim do grupo. Já Dino Cazzola – Uma Filmografia de Brasília explora a figura desse cinegrafista italiano, que chegou ao Brasil em 1959 e fez registros da capital federal desde a era JK até o período militar. Algumas das raríssimas imagens foram recuperadas, mas 70% do acervo não teve a mesma sorte. Nota-se, portanto, um descaso do próprio país por suas memórias.

Com um 3D fabuloso, A Origem dos Guardiões é daqueles desenhos que os adultos não vão se entediar na companhia da criançada. Tem uma história bacaninha, que reúne Papai Noel e o Coelho da Páscoa, entre outros personagens, e muitas cenas de ação. Mas não passa disso. Vi esta semana Detona Ralph, o novo desenho da Disney, que estreia em 4 de janeiro. Este sim traz um roteiro criativo, capaz de divertir crianças e marmanjos (os personagens são do mundo dos fliperamas da década de 80).

Achei medianos Celeste e Jesse para Sempre, uma boboca comédia romântica cuja protagonista (interpretada por Rashida Jones) é uma chata, e Holy Motors, homenagem do diretor Leos Carax à arte da interpretação – e o ator Denis Lavant (foto acima), fazendo vários personagens, é realmente de uma versatilidade ímpar. Vale para ver suas performances.

E o filme de ficção nacional da semana é a comédia sem graça Os Penetras. Já falei sobre ele num post anterior.  

Continua após a publicidade
Publicidade