Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Rita Lobo lança livro com receitas fáceis para quem mora sozinho

Confira uma receita de galinhada de cuscuz marroquino, que suja só uma panela

Por Ana Carolina Soares
Atualizado em 20 jan 2022, 14h25 - Publicado em 13 set 2019, 06h00

Sem ânimo para cozinhar? Em 5 de outubro, na Livraria da Vila, nos Jardins, a chef Rita Lobo, 44, lança Alimentação Saudável para Quem Mora Sozinho, um guia com dicas e pratos práticos e rápidos. Trata-se da terceira obra da coleção Já pra Cozinha, da Editora Senac. O último título deverá estar nas prateleiras em 2020, com receitas para crianças. “Cuidar da alimentação e fazer a própria comida é tão importante quanto dedicar um tempo ao trabalho e ao lazer”, acredita Rita. “Consumir industrializados por pura preguiça é um horror para a saúde.” A seguir, aprenda a fazer uma galinhada de cuscuz marroquino. Fica pronta em vinte minutos e, o melhor, suja só uma panela.

Ingredientes:

2 bifes de frango

1/3 xícara (chá) de cuscuz marroquino

1 tomate

4 quiabos (dá para trocar por ervilha-torta ou vagem)

1/2 cebola

Continua após a publicidade

1 dente de alho

1/2 xícara (chá) de água

1/4 de cominho em pó (ou coentro em pó)

1 pitada de cúrcuma

caldo de 1/2 limão

azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Continua após a publicidade

folhas de coentro (ou cebolinha picada) a gosto para servir

Como fazer:

  1. Corte os fifes de frango na metade, no sentido do comprimento, e as metades, em tiras de 1 centímetro. Transfira para uma tigela, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – o frango não deve estar gelado na hora de ir para a frigideira
  2. Lave e seque o tomate e os quiabos. Corte o tomate ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Descarte o cabinho dos quiabos e fatie cada um em rodelas de 1 centímetro. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
  3. Leve uma frigideira média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1/2 colher de sopa de azeite, acrescente as tiras de frango e deixe dourar por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, numa chaleira, leve pouco mais de 1/2 xícara de chá de água para ferver.
  4. Acrescente mais 1/2 colher de sopa de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue com o frango por 2 minutos até murchar. Adicione o tomate e mexa por mais 2 minutos.
  5. Adicione o alho, tempere com a cúrcuma e o cominho e misture bem. Junte o quiabo e deixe cozinhar por mais 1 minutos, mexendo de vez em quando- evite mexer muito para que o quiabo não solte muita baba.
  6. Por último, junte o cuscuz marroquino, tempere com 1/4 colher de chá de sal e misture bem. Meça 1/2 xícara de chá de água fervente, regue sobre o cuscuz e misture delicadamente. Desligue o fogo, tampe a frigideira e deixe o cuscuz hidratar por 5 minutos.
  7. Solte o cuscuz marroquino com um garfo, finalize com o caldo de limão, as folhas de coentro e sirva a seguir.

Para facilitar a vida: Se eu tivesse que comprar apenas uma panela, seria uma frigideira de bodas altas. Ela é aberta o bastante para fritar um bife sem acumular líquido – o que faria a carne virar uma sola de sapato – e, ao mesmo tempo, tem profundidade suficiente para fazer preparações com molho ou que precisem dde líquido para cozinhar. Ou seja, serve como panela e como frigideira.

 

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 18 de setembro de 2019, edição nº 2652.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.