Imagem Blog

Em Terapia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Cheixas
Terapeuta analítico-comportamental e mestre em Neurociências e Comportamento pela USP, Cheixas propõe usar a psicologia na abordagem de temas relevantes sobre a vida na metrópole.
Continua após publicidade

Danem-se as promessas de ano novo!

Estabelecer metas artificiais é uma das coisas mais potencialmente frustrantes que podemos fazer

Por Arnaldo Cheixas
Atualizado em 31 dez 2019, 15h13 - Publicado em 30 dez 2015, 10h55

Fazer uma lista de promessas para o ano novo. Colar a lista no espelho do banheiro. Não cumprir as promessas. Jogar a lista fora. Fazer uma lista de promessas para o novo ano novo…

Se imaginarmos que o ano é um mandato de cargo eletivo, as promessas de ano novo são como promessas de campanha eleitoral. Se são feitas só para garantir votos, certamente serão esquecidas paulatinamente ao longo do mandato.

Promessas de campanha são feitas de forma artificial – digo, sem medo – pela maioria dos políticos. Porque na euforia da campanha as promessas dão um tempero de esperança de que a vida será melhor. Mas essa euforia perde a força ao longo do tempo se as juras não foram elaboradas de maneira sólida.

O mesmo ocorre com as promessas de ano novo que fazemos a nós mesmos. Se elas servem apenas para que a gente se sinta motivado a mudar a vida para melhor no ano que está prestes a começar, certamente perderão força com o passar dos meses. A bem da verdade, às vezes basta passar janeiro para que caiam no esquecimento.

Continua após a publicidade

A questão é que a motivação para mudar não é algo anterior à mudança e muito menos sua causa. Esse é o principal equívoco que faz com que as pessoas não cumpram suas promessas durante o ano seguinte.

O clima festivo de fim de ano combinado com a perspectiva do início de um novo ciclo é contagiante e nos faz entrar no clima e nos enchermos de motivação para estabelecermos metas para o ano seguinte. Mas se essa motivação é baseada apenas no clima de fim de ano, ela é exatamente como os fogos do ano novo: bonitos, coloridos e barulhentos mas, puft, se acabam no mesmo instante da queima.

2fbb9ed4fd6c9e755361c4f170eefca6

Continua após a publicidade

A motivação não é uma força que sai de dentro da gente e nos confere superpoderes para realizar tudo que queiramos. Pelo contrário, a motivação é resultado de experiências que produzem bons resultados. Planejar não é simplesmente estabelecer metas arbitrárias ou etéreas (como uma Miss que diz desejar a paz mundial). Planejar significa estabelecer metas baseadas em uma reflexão prévia sobre a realidade e, a partir daí, organizar um modo de implementá-las.

Assim, elaborar uma lista de promessas para o ano novo só será útil se essas promessas forem factíveis e, principalmente, se fizerem sentido para você. Do contrário, só servirão para gerar frustração e um sentimento de incapacidade.

Estabelecer metas artificiais é uma das coisas mais potencialmente frustrantes que podemos fazer. Só elabore metas para o ano novo se elas nascerem da sua compreensão sobre o que é importante e faz sentido para você. Do contrário, danem-se a promessas de ano novo. Invista seu tempo em descobrir o que realmente importa para você, ainda que você passe o ano novo inteiro se dedicando apenas a responder esta questão. Feliz ano novo!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.