Clique e assine por apenas 6,90/mês
Infomania Por Thiago Ramaciotti Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps

Sua casa cada vez mais conectada

Confira alguns aparelhos eletrônicos disponíveis no Brasil que respondem por comandos através da internet

Por Thiago Ramaciotti - 13 Nov 2017, 17h52

Você já ouviu falar de Internet das Coisas (IoT, Internet of Things, em inglês)? Essa tecnologia é aquela que permite que aparelhos eletrônicos respondam por comandos por meio da internet. Ou seja, ligar uma máquina de café ou o chuveiro usando o celular.

Essa conversa de Internet das Coisas, que parece até coisa dos Jetsons (desenho animado dos anos 60, que conta a história de uma família futurista), já existe e é realidade em algumas residências. Existem empresas aqui no Brasil que oferecem esse serviço.

A Nespresso é um exemplo. Recentemente, a empresa trouxe para o país a máquina Nespresso Expert, cuja tecnologia possui uma conexão direta que “conversa” com smartphones com sistema operacional Android e iOS. Por meio do Bluetooth e de um aplicativo, a cafeteira pode preparar cafés à distância, agendar o preparo e gerenciar o estoque de cápsulas. A máquina custa 999 reais.

A Electrolux também tem uma supernovidade, que é o fogão conectado. Por meio de aplicativo (também disponível para Android e iOS), é possível interagir com as principais funções do fogão. O destaque é a tecnologia Food Sensor, que faz com que um dispositivo inserido na carne no forno a gás meça a temperatura interna do assado e notifique quando o alimento atinge a temperatura adequada, cortando o gás automaticamente. Esse fogão “inteligente” sai por 5 399 reais.

Continua após a publicidade

A gigante Amazon acaba de lançar o Amazon Key, um sistema de câmeras e fechaduras inteligentes em que o cliente poderá acompanhar remotamente, ao vivo, a entrega de mercadorias e objetos dentro de suas próprias casas. Se o entregador tentar fazer a entrega e não tiver ninguém em casa, ele utiliza o aplicativo móvel, clicando em “destrancar”, e a Amazon verifica seus sistemas para certificar o entregador e o pacote na casa do cliente. O entregador não pode prosseguir com outras entregas até que a casa esteja trancada. A câmera controlada pela internet e uma fechadura custam 250 dólares e o serviço está disponível em 37 cidades dos Estados Unidos.

O principal benefício de ter uma casa conectada é o conforto. Além disso, existe a segurança de poder trancar as portas e janelas enquanto estiver fora. Quanto à economia, você também poderá programar seus aparelhos para ligarem ou desligarem na hora que for mais adequada, evitando desperdícios.

Publicidade