Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Como manter uma rotina saudável almoçando fora todos os dias?

  Quem responde é Ariane Nadólskis Severine, nutricionista e gerente de Serviços de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês: “Um bom dia de trabalho deve começar com um café da manhã reforçado, mas a maioria das pessoas não faz um desjejum adequado. Essa é uma das refeições mais importantes do dia, pelo motivo de ser a primeira […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 10h30 - Publicado em 31 ago 2016, 17h15

17ypt4y1n4zkojpg

 

Quem responde é Ariane Nadólskis Severine, nutricionista e gerente de Serviços de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês:

“Um bom dia de trabalho deve começar com um café da manhã reforçado, mas a maioria das pessoas não faz um desjejum adequado. Essa é uma das refeições mais importantes do dia, pelo motivo de ser a primeira após um longo período de jejum. O café da manhã precisa ser equilibrado, com uma fonte de carboidrato, como pão integral ou francês de preferencia com farinha integral, uma fonte de vitaminas e sais minerais, como suco ou fruta e uma fonte de proteína saudável, como queijo, leite ou iogurte.

Continua após a publicidade

No ambiente de trabalho é preciso respeitar os limites do corpo, lembrando-se de beber muita água e reservar um tempo para um lanche no meio manhã e outro no meio da tarde. Uma fruta, um iogurte, uma barrinha de cereal ou um mix de cereais com frutas secas são boas sugestões.

A pausa para o cafezinho ajuda a relaxar e um pouco de cafeína é um estimulante que auxilia na concentração. Contudo, não abuse e opte por intercalar o cafezinho com chás de ervas, como camomila e cidreira.

As bolachas devem ser evitadas, principalmente as recheadas que podem chegar a 90 calorias por unidade, assim como excesso de doces e bolos. Essas guloseimas devem ser consumidas aos finais de semana ou em ocasiões especiais. 

Continua após a publicidade

Um erro muito comum é pular o almoço, ou comer um lanche rápido e depois exagerar no jantar. O almoço deve ser balanceado, com legumes, arroz ou macarrão (de preferência integral) ou batata, uma fonte de proteína e salada. Nosso prato nacional com arroz, feijão, bife e salada é muito equilibrado, assim, saiba escolher o local adequado para comer e respeite as quantidades.”

Confira algumas dica para não errar na escolha:

Serviço self-service

Para um prato equilibrado, devemos iniciar com uma salada bem variada de folhas e legumes (capriche nas cores!), ocupando metade do prato, ficando os outros 25% reservados para a opção de carboidrato, de preferência integral (arroz integral, batata ou massas integrais) e 25% à proteína magra (soja, feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, peixe, frango ou carne). Não é recomendável repetir.

No restaurante a la Carte

– Dispense o couvert.

Continua após a publicidade

– Prefira opções cozidas, assadas ou grelhadas. Para temperar a salada prefira azeite, vinagre ou limão em vez de maionese, molhos cremosos, ovos e queijos.

– Se a escolha for massa, peça as simples com molho de tomate. Evite as recheadas com molhos à base de creme de leite e queijos amarelos.

– Para sobremesas, opte por frutas ou salada de frutas e no caso de sorvetes, escolha os de frutas, ou frozens.

Continua após a publicidade

Rodízio em churrascaria

– Comece pelo buffet de saladas, a maioria dos rodízios hoje tem muitas opções saborosas.

– Prefira cortes de carnes mais magras ou então, retire a gordura visível. Lembre-se que mesmo assim, essa carne continuará sendo um alimento gorduroso.

Continua após a publicidade

– Evite as frituras, bebida alcoólica e sobremesas doces. Uma boa opção é o abacaxi ou o mamão, pois ajudam no processo digestivo.

Nosso cérebro leva, em média, 20 minutos para processar a informação de saciedade. Logo, comer rápido faz você comer mais! Finalmente, à noite prepare uma comida mais leve, para não interferir no sono, como uma sopa ou uma salada com um grelhado. O ideal é comer menos carboidratos à noite e preferir pratos com pouco molho e gordura.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.