Álcool em gel substitui a água com sabão para limpar as mãos?
O infectologista Luís Fernando Aranha Camargo, membro do Comitê Científico de Infecções em Transplantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, responde: “Não exatamente. Lavar as mãos com água e sabão é fundamental para a remoção da sujeira, de resíduos que ficam na pele. O álcool em gel, por sua vez, tem a finalidade de desinfectar, de reduzir o […]
O infectologista Luís Fernando Aranha Camargo, membro do Comitê Científico de Infecções em Transplantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, responde:
“Não exatamente. Lavar as mãos com água e sabão é fundamental para a remoção da sujeira, de resíduos que ficam na pele. O álcool em gel, por sua vez, tem a finalidade de desinfectar, de reduzir o número de bactérias presentes na região. Esse produto foi desenvolvido para uso hospitalar, como uma maneira de diminuir as transmissões desse micro-organismo, e se mostrou tão eficaz quanto alguns germicidas.
+ Quais os benefícios do limão para a saúde?
O uso domiciliar não é contraindicado, desde que ele não substitua a água com sabão. Em algumas situações, como após trocar as fraldas de um bebê e até mesmo antes de cozinhar, sua utilização pode ser muito bem-vinda. É importante lembrar, no entanto, que o álcool em gel pode ressecar a pele das mãos e até causar alergia.”
+ Uma pessoa pode contrair gripe mesmo tendo sido vacinada?
Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.
* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.