Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

SPSonha: faltam projetos para a casa moderna (e vazia) da Vila Mariana

Concebida por Gregori Warchavchik em 1927, a construção é tratada como batata quente

Por Raul Juste Lores
Atualizado em 15 mar 2019, 06h00 - Publicado em 15 mar 2019, 06h00

Por pouco, a primeira casa moderna do país, projetada por Gregori Warchavchik em 1927, não foi demolida para virar o condomínio Palais Versailles. Seriam quatro torres de treze andares (pelo nome, a vanguarda não era o forte dos incorporadores). Depois de muita pressão da vizinhança, o imóvel foi tombado em 1984. O progresso parou aí.

No meio da Vila Mariana, a casa moderna pode ser a primeira construção do estilo no mundo (Raul Juste Lores/Veja SP)

Vazia desde 1977, a residência, com 12 500 metros quadrados de área verde, com paisagismo de Mina Klabin, mulher do arquiteto, é tratada como batata quente. Já pertenceu ao governo do estado e à prefeitura (deve voltar para o estado).

Nos trinta anos em que a casa esteve em mãos públicas, nenhum projeto de museu, faculdade ou centro de convivência saiu da gaveta. Provavelmente, muitos vizinhos lutavam mais contra os prédios, que lhe tirariam o sossego, do que para preservar a construção original (na tarde ensolarada do sábado 9, o chamado parque modernista estava sem visitantes, apesar de gratuito e rico em sombra).

Apesar do abandono da casa inaugurada há 91 anos, os detalhes de Warchavchik continuam modernos, da marquise às maçanetas (Raul Juste Lores/Veja SP)

Se um governante anunciasse uma concessão privada para permitir um café ali, haveria escândalo contra a “privatização” entre os intelectuais que assistem silenciosamente ao abandono. Se um empresário topasse adaptar a obra, com um projeto benfeito, certamente passaria pelo ritual de exigências e burocracias governamentais que fariam com que pensasse duas vezes antes de embarcar nessa. A residência continua, por enquanto, escondida por um muro altíssimo. Segundo o influente historiador Kenneth Frampton, foi a primeira casa moderna no mundo. Em outro lugar, seria um vibrante destino turístico.

Detalhes como as maçanetas chamam a atenção para a construção (Raul Juste Lores/Veja SP)
Primeira casa moderna do país, projetada por Gregori Warchavchik em 1927: patrimônio tombado (Raul Juste Lores/Veja SP)

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 20 de março de 2019, edição nº 2626.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.