Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

Quando os halls dos prédios não tinham só reproduções clichês de Picasso

Houve um tempo em que os maiores incorporadores e arquitetos da cidade trabalhavam com artistas para valorizar seus empreendimentos

Por Raul Juste Lores
Atualizado em 24 Maio 2019, 19h11 - Publicado em 24 Maio 2019, 06h00

Houve um tempo em que o hall dos condomínios não era habitado apenas por reproduções clichês de Picasso e Miró. Alguns dos maiores incorporadores e arquitetos da cidade trabalhavam com artistas para valorizar seus empreendimentos, chamar a atenção de quem passava pela calçada ou dar status aos prédios, em uma época em que a elite só queria saber de morar em casa. Assim, Burle Marx fez azulejos em prédios projetados por Rino Levi; Clóvis Graciano, Bruno Giorgi e Bramante Buffoni assinaram murais e esculturas; e até Portinari e Di Cavalcanti tiveram participação em obras de Oscar Niemeyer como o Califórnia e o Montreal.

Edifício Condor (1960), no bairro de Santa Cecília (Raul Juste Lores/Veja SP)

Dos que mais se esmeraram nesse namoro entre arte e arquitetura, está o arquiteto e incorporador João Kon, que convidou diversos artistas, de Alfredo Volpi a Arcangelo Ianelli, para colaborar em seus projetos. Ele manteve o investimento até os anos 1970, quando essa bela moda já havia passado. Um dos parceiros de Kon foi o judeu alemão Gershon Knispel, que fez este painel no Edifício Condor (1960), no bairro de Santa Cecília. Knispel ainda desenhou na fachada da antiga sede da TV Tupi (projetada por Gregorio Zolko), que também abrigou a MTV, na Rua Alfonso Bovero, no Sumaré.

(Raul Juste Lores/Veja SP)

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 29 de maio de 2019, edição nº 2636.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.