Bem preservados, palacetes resistem ao caos da 25 de Março

Símbolos da Belle Époque paulistana, as construções foram erguidas pelo esforço de imigrantes como Rizkallah Jorge Tahan e Manoel de Barros Loureiro

Ignore a sujeira acumulada, a bagunça nas calçadas e o incompreensível trânsito de veículos nas estreitas ruas do Grande Bazar paulistano. Olhando para cima, é possível surpreender-se com a beleza arquitetônica do início do século XX que ainda resta na 25 de Março. O sírio de origem armênia Rizkallah Jorge Tahan, nascido em Alepo, fez fortuna como dono da Casa da Boia, na Rua Florêncio de Abreu, comercializando material hidráulico em uma cidade que implorava por saneamento contra a febre amarela. Apaixonado por arquitetura, ele se esmerou no art nouveau da loja e construiu os palacetes Paraízo e São Jorge em estilo eclético, para abrigar familiares e patrícios que vinham para São Paulo.

Outro imigrante, o português Manoel de Barros Loureiro, vendia aviamentos, tecidos e roupas importadas, e construiu o palacete abaixo. As duas famílias, de sírios e portugueses, acabaram se mudando depois para o olimpo social da época e se instalaram em casarões da Avenida Paulista.

Confira mais fotos abaixo:

O palacete Barros Loureiro na Florêncio de Abreu

O palacete Barros Loureiro na Florêncio de Abreu (Raul Justes Lores/Veja SP)

O Palacete Paraízo

O Palacete Paraízo (Raul Justes Lores/Veja SP)

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s