Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Pop! Pop! Pop! Por Blog Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

Turma da Mônica ganha personagens com HIV em edição especial

A turminha do bairro do Limoeiro ganhou dois colegas de classe: Igor adora correr e, quando passa, provoca suspiros na Mônica. “Que gatinho!”, ela diz. Já Vitória é uma patinadora hábil e muito simpática. Eles são bem-humorados, adoram viver e chegaram ao mundo dos gibis para derrubar preconceitos sobre o vírus HIV. O menino e […]

Por Tiago Faria Atualizado em 27 fev 2017, 00h05 - Publicado em 4 dez 2013, 11h43

amiguinhosdavida

A turminha do bairro do Limoeiro ganhou dois colegas de classe: Igor adora correr e, quando passa, provoca suspiros na Mônica. “Que gatinho!”, ela diz. Já Vitória é uma patinadora hábil e muito simpática. Eles são bem-humorados, adoram viver e chegaram ao mundo dos gibis para derrubar preconceitos sobre o vírus HIV. O menino e a menina foram criados por Mauricio de Sousa em parceria com a ONG Amigos da Vida, que atua no Distrito Federal para auxiliar pacientes soropositivos.

amiguinhos2

O projeto Amiguinhos da Vida com a Turma da Mônica terá uma edição especial que informará os leitores sobre as formas de infecção do HIV/Aids, o que é Aids, como conviver com crianças soropositivas e o impacto social causado pela doença. Igor e Vitória têm sete anos de idade, convivem em harmonia com a Turma da Mônica e, em resumo, levam uma vida normal.

amiguinhos1

O objetivo da revista, segundo Maurício, é “falar sobre o preconceito”. Com os personagens, o desenhista quer mostrar que todas as crianças podem brincar juntas, de igual para igual. Na historinha, é a própria Vitória quem avisa à professora que tem o vírus HIV:  “Nós gostaríamos que vocês soubessem que vivemos com o HIV. É um vírus que desenvolve a Aids, e que tem tratamento”, ela diz.

amiguinhoscapa

O projeto, com apoio da Unicef, terá distribuição gratuita em escolas públicas. É uma boa ideia ou um tema delicado demais para ser tratado em gibis? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Continua após a publicidade
Publicidade