Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Em vídeo polêmico do BBB19, Paula diz que “Globo vai ser processada”

A "brincadeira" da participante, que não sabe sobre o inquérito policial que envolve o programa, repercute nas redes sociais nesta terça (12)

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 fev 2019, 14h47 - Publicado em 12 fev 2019, 14h47

Tão longe e tão perto das intrigas que movimentam o Big Brother Brasil 19, uma das polêmicas mais barulhentas da edição do reality da Globo não é de conhecimento direto dos participantes do programa. Depois de muito falatório nas redes sociais, a Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um inquérito para apurar supostos casos de racismo e intolerância religiosa no programa. No meio dessa controvérsia, um vídeo de uma conversa de Paula com Hariany incendiou as redes nesta terça (12).

As investigações da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) estão sob sigilo, de acordo com nota enviada ao G1, e não foram informados quais participantes são investigados. Mas o diálogo de Paula e Hariany impressiona por um tom “premonitório”.

“Vem para cá, seu humor negro”, brinca Hariany. “Essa pessoa foi eliminada por…”, Paula começa a falar, e é interrompida por Hariany: “Por debochar e rir do problema alheio. E por isso, resolvemos que você está fora do programa”.

Na cena, as duas riem da situação: “Daqui a pouco a Globo vai ser processada, de tanto bullying que estou fazendo no programa. Eu sou terrível”, diz Paula.

Depois, ela se explica: “Não é por maldade. É legal, eu acho graça e falo. Mas as vezes só eu acho graça”. “Você adora debochar das pessoas. Mas debochar é bom, é engraçado”. Assista:

Continua após a publicidade

Declarações do barman Maycon e de Paula, que é bacharel em direito, provocaram reações dos internautas, que apontaram comportamento racista e de intolerância religiosa.

Durante uma festa, Maycon disse que sentiu um arrepio ao ouvir “músicas esquisitas” enquanto via a designer e percussionista Gabriela e o cientista social Rodrigo, ambos negros, dançando juntos. Já Paula disse ter medo de Rodrigo por ele falar “o tempo todo desse negócio de Oxum”, citando o orixá de religiões de origem africana.

Paula também foi acusada nas redes sociais de preconceito por conta da história de uma amiga esfaqueada. “E aí eu pensei que ia chegar um faveladão lá, mas, quando eu vi, o cara era branquinho, morou não sei quanto tempo na Austrália ou no Canadá, não sei”, disse.

Continua após a publicidade

Confira a nota da TV Globo publicada pelo G1:

“Não fomos notificados, mas é importante pontuar que a Globo respeita a diversidade, a liberdade de expressão e repudia com veemência qualquer tipo de intolerância e preconceito, em todas as suas formas. Desde 2016 a emissora mantém no ar a campanha ‘Tudo começa pelo Respeito’, em parceria com UNESCO, UNICEF, UNAIDS e ONU MULHERES, que atua na mobilização da sociedade para o fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite e discuta amplamente os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito. Desta forma, é importante reiterar que qualquer manifestação pessoal, equivocada ou não, feita pelos participantes do programa, não reflete o posicionamento da emissora. “

Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.