Margaret Thatcher: em caricaturas e músicas, veja como a cultura pop retratou a ‘Dama de Ferro’

Margareth Thatcher – primeira-ministra britânica de 1979 a 1990 e primeira mulher a ocupar o cargo – morreu nesta segunda (8), aos 87 anos. Conhecida como Dama de Ferro (também nome de sua cinebiografia, estrelada por uma brilhante Meryl Streep), ela comandou a Grã-Bretanha por mais tempo do que qualquer outro homem da história recente. […]

No quadrinho de Grant Morrison e Paul Grist, um jovem sonha em ganhar fama ao assassinar a primeira ministra.

Margareth Thatcher – primeira-ministra britânica de 1979 a 1990 e primeira mulher a ocupar o cargo – morreu nesta segunda (8), aos 87 anos. Conhecida como Dama de Ferro (também nome de sua cinebiografia, estrelada por uma brilhante Meryl Streep), ela comandou a Grã-Bretanha por mais tempo do que qualquer outro homem da história recente.

Ao lado do também primeiro-ministro Winston Churcill, ela é uma das personalidades políticas britânicas mais retratadas em quadrinhos e caricaturas. O site Bleeding Cool faz uma retrospectiva dos melhores momentos. O Pop! Pop! Pop! separou alguns deles para homenagear a figura política de Thatcher. Acompanhe abaixo:

Em uma cena feita pelo talentoso Alan Moore e John Totleben em ‘Miracleman’

Mesmo depois da aposentadoria de Thatcher, ela continuou sendo retrata em caricaturas como comparação com outros primeiro-ministros ou membros da bancada conservadora.

O cartunista Hunt Emerson passou boa parte de sua carreira representando a primeira-ministra

Seu grande nariz e seu cabelo topetudo faziam de Thatcher uma personagem perfeita para ser caricaturada.

Novamente, sendo atrelada a políticos do presente da Grã-Bretanha.

Nesta caricatura, um híbrido de Thatcher e Tony Blair, primeiro-ministro britânico de 1997 a 2007.

Nesta caricatura, um híbrido de Thatcher e Tony Blair, primeiro-ministro britânico de 1997 a 2007.

Da série ‘Hellblazer’, onde John Constantine (o personagem de Keanu Reeves em ‘Constantine’) é torturado ao ver cenas da 3ª eleição de Thatcher

Ela foi uma figura muito presente na cultura pop: tanto que, entre seus mandatos, o governo conservador de Thatcher coincidiu bem com a explosão do movimento punk e, bem, várias bandas criaram músicas malcriadas sobre ela. Como Pink Floyd, em The Flecther Memorial Home (1983):

E até o cantor Morrissey, com Margaret on the Guillotine (1988) – canção que causou sua investigação pela polícia britânica, afinal ele estava falando sobre a morte de sua primeira-ministra…

Fica aqui o tributo do blog a uma controvérsia e importante figura política mundial – aproveite que está aqui lendo um pedacinho da história e curta nossa página no Facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s