Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

“Compreensão equivocada”, diz Kéfera e Stockler em comunicado sobre acusações de racismo

Em comunicado, os youtubers Kéfera Buchmann e Gusta Stockler responderam as acusações de racismo que vem recebendo devido ao vídeo lançado nesta quarta-feira (13), em que ela e o namorado fazem uma paródia do clipe Work, estrelado por Rihanna e o rapper Drake. Stockler foi acusado de fazer blackface por  supostamente ter usado maquiagem de tons mais escuros […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 12h24 - Publicado em 15 abr 2016, 10h46

keff

Em comunicado, os youtubers Kéfera Buchmann e Gusta Stockler responderam as acusações de racismo que vem recebendo devido ao vídeo lançado nesta quarta-feira (13), em que ela e o namorado fazem uma paródia do clipe Work, estrelado por Rihanna e o rapper Drake.

Stockler foi acusado de fazer blackface por  supostamente ter usado maquiagem de tons mais escuros na pele, o que ele nega. Gusta chegou a postar nesta quinta (14) uma foto de “antes e depois” em sua conta no Facebook para mostrar que não escureceu a pele durante o processo de transformação (confira a imagem abaixo).

“Reafirmamos que nenhum de nós pintou a pele como a maior parte das matérias publicadas afirmou de forma categórica”, escreveu Kéfera, em nota enviada a imprensa. “A caracterização feita por mim foi o uso de uma peruca, barba e base no tom natural de minha pele morena. A iluminação usada na paródia, com luzes vermelhas e azuis assim como no clipe original, evidencia ainda mais o tom de minha pele”, disse Stockler.

Divulgação

Divulgação

 

Continua após a publicidade

Confira o texto, na íntegra: 

Ontem, dia 13 de Abril, publicamos uma paródia da música Work, da Rihanna, no canal 5inco Minutos, que hoje tem mais de 8 milhões de assinantes.

Em menos de 24 horas o vídeo ultrapassou 3 milhões de visualizações e 435 000 likes, superando por exemplo o sucesso das primeiras 24 horas da paródia da música Bang, da cantora Anitta, publicada em novembro. O sucesso da paródia de Work se tornou um dos assuntos mais falados do país no Twitter e chegou aos Trending Topics menos de 1 hora após seu lançamento.

Infelizmente, uma compreensão equivocada desse conteúdo, gerou a disseminação de uma notícia falsa a respeito de que um de nós teria pintado o rosto para parecer negro e imitar o músico Drake, que participa da música original da Rihanna. Apesar do sucesso com o público, houve uma repercussão desproporcional na mídia que gerou a injusta acusação de que o trabalho seria racista.

A notícia é falsa, em primeiro lugar, porque nenhum de nós pintou o rosto, como pode ser observado na foto que está junto com esse texto.

Continua após a publicidade

Eu (Gusta Stockler) tenho origem indígena e minha pele tem tom moreno escuro. A caracterização feita por mim foi o uso de uma peruca, barba e base no tom natural de minha pele morena. A iluminação usada na paródia, com luzes vermelhas e azuis assim como no clipe original, evidencia ainda mais o tom de minha pele.

(Kéfera) Inclusive, apesar de estar representando a cantora Rihanna na paródia, a única caracterização feita foi a de usar os cabelos lisos através de uma peruca e lentes de contato. E reafirmamos que nenhum de nós pintou a pele como a maior parte das matérias publicadas afirmou de forma categórica.

O episódio de ontem revela alguns grandes pré-conceitos e, de forma ainda mais grave, uma replicação a disseminação de uma mentira sem que exista um empenho para se apurar os fatos.

Fomos julgados, difamados, ofendidos e acusados de racismo, sem a observação de evidências, nem chance de nos defender. Basta ver as centenas de fotos que Gusta Stockler postou ao longo de sua vida.

Esperamos, sinceramente, que fatos como esse ajudem as pessoas de bem e conscientes a não replicarem mentiras e a não difamarem e ofenderem pessoas que se esforçam e trabalham todos os dias para produzir entretenimento, trazendo diversão, humor e alegria para o dia-a-dia de seus fãs.

Continua após a publicidade

E você, o que acho de toda a polêmica? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.