Sabrina Petraglia provoca polêmica com comentário no Encontro com Fátima

"Observando brancos falando sobre racismo no Encontro", comentou um internauta, nesta segunda (9)

Uma discussão sobre racismo no Encontro com Fátima Bernardes desta segunda (9) acabou repercutindo nas redes sociais por um motivo polêmico: a atriz Sabrina Petraglia fez um comentário que, além de ter rendido discussão no próprio programa, reverberou entre os internautas. Entre convidados negros, ela decidiu se manifestar sobre a dívida dos brancos. O resultado saiu mais discutível que ela talvez tivesse imaginado quando decidiu levantar a questão.

Fátima contava a história de Fleury Johnson, do Togo, que está no Brasil há sete anos e se formou médico pela UFRJ, e o assunto veio à tona. Depois do comentário da jornalista Maíra Azevedo, conhecida na web como Tia Má, Sabrina resolveu falar:

– Eu acho que nós, brancos, temos uma dívida imensa com vocês. Uma dívida que não sei se um dia vamos conseguir pagar. E acho que a gente tem que se ver, tem que se entender… Porque quem tem esse privilégio, não sabe… Quem é privilegiado não sabe que é privilegiado. E a gente tem que lutar por vocês. Porque a gente… Tem que contaminar nossa cor… Dessa igualdade. A gente tem que lutar com vocês Eu quero participar disso. Eu não sei o que é.

Um dos convidados do programa, o geógrafo Moacir Duarte interferiu na conversa:

– Eu já não sei se sou tão branco assim, minha família é toda misturada. Acho que você ia gostar muito de ler, para entender o brasileiro, a Tenda dos Milagres, do Jorge Amado, que mostra que toda família brasileira, na verdade… Que essa ideia do branco é uma ilusão.

– Tenho sangue negro também – ela disse.

Maíra, então, entrou no debate:

– Temos que ter cuidado porque… Biologicamente somos todos iguais, todos sabem disso. Mas sociologicamente somos tratados de forma diferente. Só um pouquinho que eu discordo de você. Só de um pedaço. Quem tem privilégio sabe que tem privilégio. Eu sei dos privilégios que eu tenho. Sou uma mulher negra, periférica, e estou sentada aqui. Esse é meu privilégio.

Fátima decidiu sair em defesa da atriz:

– Acho que o que ela diz é o seguinte: discute-se isso há tão pouco tempo que algumas pessoas talvez não notem realmente esse privilégio.

Assista (a partir de 10:00)

Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s