Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Justiça suspende concessão do Estádio do Pacaembu

Alegação é que prefeitura descumpre veto a eventos que causem transtorno aos moradores vizinhos

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 nov 2018, 16h52 - Publicado em 8 nov 2018, 15h50

O juiz Emilio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública da capital, suspendeu a licitação de concessão do Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste. A decisão do magistrado se baseia em uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de 2017, que proíbe eventos (tanto no complexo quanto na Praça Charles Miller) que prejudiquem a segurança, o sossego e a saúde dos vizinhos. Em janeiro deste ano, a associação Viva Pacaembu por São Paulo fez uma medição durante uma partida do Campeonato Paulista e constatou que o barulho proveniente do espetáculo excedia o limite estabelecido.

Ao ingressar no Judiciário com a execução da determinação do STJ, em agosto, os vizinhos do estádio pediram a suspensão da licitação, sob a alegação de que os futuros administradores do espaço deveriam ser alertados da proibição. No despacho, o magistrado concordou. “Um edital obscuro, que não traga as limitações decorrentes do discutido título judicial, poderá gerar uma situação de surpresa à empresa licitante que, por sua vez, poderá pleitear ressarcimento ao erário público, ou até mesmo a declaração da nulidade do edital licitatório”, escreveu.

Além disso, o juiz determinou que a proibição seja explicitada na licitação. “Pelo que se mostra, não só prudente como totalmente necessário que a municipalidade dê publicidade, não através do seu banco de dados intitulados de “data room”, mas que inclua no edital de licitação seja no corpo o edital ou como anexo que integre-o, o conteúdo da sentença e das decisões de segundo grau, em especial a que convalida a tutela antecipada recursal e solidifica expressamente a proibição da realização de shows musicais no Estádio do Pacaembu e na Praça Charles Miller”. 

O presidente da Viva Pacaembu, Rodrigo Mauro, afirma que muita gente sofre com as confusões em dias de jogos. “Qualquer evento, seja desportivo ou não, não pode causar transtorno aos moradores do Pacaembu, de Higienópolis e de Perdizes. Quem decidiu foi a Justiça, após doze anos do nosso pedido inicial”, afirma.

Continua após a publicidade

A concessão do Pacaembu, uma das bandeiras da campanha do ex-prefeito João Doria, há dois anos, é que mais sofreu revés. Em agosto deste ano, o Tribunal de Contas do Município determinou a suspensão do pregão, na véspera da abertura dos envelopes. No mês seguinte, o governador Márcio França (PSB), então candidato à reeleição, afirmou que parte do terreno pertencia ao estado e que não autorizaria a concessão. O caso, que ficará para o sucessor de França (Doria), ainda vai depender de mais desdobramentos na Justiça, pois a liminar desta semana ainda é passível de recursos.

Procurada, a prefeitura emitiu a seguinte nota: “A Secretaria de Desestatização e Parcerias informa que tendo ciência das condições impostas pela decisão judicial publicada hoje pela 7ª Vara da Fazenda Pública irá atendê-las quando houver a retomada do certame. Vale ressaltar que já constava no edital publicado que todas as decisões judicias em vigor deveriam ser obedecidas pelo concessionário”. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.