Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

“Guerrilheiro brasileiro” é condenado por tráfico de drogas

Rafael Lusvarghi ficou conhecido por prisões em manifestações no Brasil e na Ucrânia

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 nov 2021, 11h03 - Publicado em 5 nov 2021, 10h53

Figurinha carimbada em manifestações contra a Copa do Mundo em 2014, em São Paulo, o ex-professor de inglês Rafael Marques Lusvarghi, 38, foi preso na Ucrânia, dois anos depois, por atuar em tropas militares rebeldes que visavam à independência política de dois territórios do país europeu. A ideia do grupo era criar a República Popular de Donetsk (RPD) e a República Popular de Lugansk (RPL). Acusado de terrorismo, acabou solto em 2017 e conseguiu retornar ao Brasil.

Em maio de 2021, o “guerrilheiro brasileiro”, como ficou conhecido por aqui, voltou a ser preso, desta vez em Presidente Prudente, interior de São Paulo, acusado de tráfico de drogas. Em sua casa foram encontrados 25 quilos de maconha e 350 munições calibre 9 milímetros.

No depoimento no dia da prisão, Lusvarghi disse que a droga e as munições não lhe pertenciam, mas que aceitou guardá-las em sua casa para receber 3 000 reais por isso. “Algumas semanas atrás, através de contatos, aceitou a função de guardar entorpecentes em sua residência a pedido de outras pessoas que alega não conhecer, mas que a função era remunerada, e que receberia o valor de 3 000 reais por mês pela guarda das substâncias e da munição apreendida”, afirma o escrivão que lavrou a detenção em flagrante. 

Pelo crime, o réu foi condenado a oito anos de cadeia, que deverão ser cumpridos em regime fechado. “O acusado demonstra possuir personalidade voltada à prática delitiva, o que se evidencia diante de seu profundo envolvimento em uma associação criminosa armada voltada à prática de crimes de tráfico de drogas, à qual fazia parte havia mais de um mês antes de sua prisão, período no qual não apenas armazenou grande quantidade de droga e de munições, mas também promoveu a aquisição e a distribuição de entorpecentes a terceiros”, escreveu na sentença a juíza Renata Esser de Souza.

Continua após a publicidade

Como se tornou guerrilheiro.

Imagem mostra Rafael, à direita, ao lado de um guerrilheiro e à frente de um tanque de guerra
Rafael Lusvarghi (à direita) ao lado de combatente na Ucrânia (Arquivo pessoal/Reprodução)

Demitido de seus dois empregos, de professor de inglês e assistente de helpdesk, após as prisões nas manifestações do Brasil, Rafael fez contato com os combatentes de etnia russa por meio de amigos, comprou a própria passagem e ingressou no Batalhão de Prisrak, na Ucrânia. “Minha manutenção aqui é humilde, é a manutenção de um soldado, não recebo nada, mas também não pago nada. Durmo em um alojamento improvisado, não passo fome, mas os mantimentos são uma questão coletiva – nos últimos dias, foi uma alegria, pois conseguiram comprar três galinhas”, contou ao jornal O Estado de S. Paulo há cinco anos.

Continua após a publicidade

“A tropa de voluntários se bate pela Nova Rússia, acima de tudo e contra o imperialismo americano”, definiu Lusvarghi, usando a denominação dos separatistas russos para o leste da Ucrânia. “Pretendo ficar aqui mesmo depois que a luta acabar. Para dizer o mínimo, vou até o fim”, afirmou. “No Brasil, eu só observava o conflito de longe, já com minhas posições atuais de apoio ao Donbass”, conta ele. “Consegui entrar em contato graças a uns amigos politicamente engajados. Não são recrutadores ou coisa assim, só tive a sorte de ter esses amigos que me encaminharam para um grupo especial. Eles sabiam da minha experiência militar.”

Condenado a 13 anos de prisão na Ucrânia em 2016, Rafael teve direito a um novo julgamento e pouco tempo depois ele foi solto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.