Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog

Beber muita água faz bem para a saúde? Confira os mitos e verdades sobre o consumo

Encontrei uma imagem circulando na internet e achei interessante o fato do consumo de água estar sendo discutido e compartilhado pelas pessoas. No entanto, algumas informações acabam meio distorcidas. Confira: Que tal esclarecer de vez o que é mito e verdade sobre a água? Vamos aos itens que estão na figura: 1 – Beber água ao acordar […]

Por VEJA SP Atualizado em 26 fev 2017, 19h42 - Publicado em 10 dez 2014, 16h18

água 00

Encontrei uma imagem circulando na internet e achei interessante o fato do consumo de água estar sendo discutido e compartilhado pelas pessoas. No entanto, algumas informações acabam meio distorcidas. Confira:

água

Que tal esclarecer de vez o que é mito e verdade sobre a água? Vamos aos itens que estão na figura:

1 – Beber água ao acordar ajuda a ativar os órgãos internos?

VERDADE! Beber água logo pela manhã é uma ótima pedida, enquanto dormimos ficamos muito tempo sem nos hidratar e essa reposição hídrica pela manhã é realmente bem importante

2 – Um copo de água 30 minutos antes da refeição ajuda na digestão?

MITO! Beber água antes ou durante as refeições não é legal. A água atrapalha o contato das enzimas digestivas com os alimentos e acaba atrapalhando a digestão, como resultado: estufamento uma vez que o alimento leva mais tempo para ser digerido, falsa sensação de saciedade e prejuízo na absorção de nutrientes importantes. Deixe para tomar algum líquido uma hora antes ou após a refeição.

Continua após a publicidade

3 – Ingerir um copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea?

MITO! Não existem estudos que relacionem essa afirmação.

4 – Tomar um copo de água antes de ir para cama evita um derrame cerebral ou ataque do coração?

MITO! Também não existem estudos que relacionem o consumo de água antes de dormir e um resultado positivo na redução de derrame cerebral e ataques cardíacos.

Embora muitas das questões citadas acima sejam mitos, a água é de fato muito importante, entenda porque:

arte-água

A recomendação de ingestão varia, mas em média podemos afirmar que 2 litros por dia é uma boa quantidade, lembrando que em dias quentes ou se você pratica atividade física esse número deve ser maior.

Vale lembrar que quanto mais fracionada for essa ingestão melhor a hidratação, ou seja, de nada adianta virar um litro de água de uma só vez!

Quer uma boa dica para saber se você esta ou não bem hidratado? Cheque a cor da sua urina, ela deve ser bem clara quase transparente, se tiver cor amarela forte esse é um sinal de que você deve beber mais água!

Continua após a publicidade

Publicidade