Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Saulo Yassuda
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha desde 2014. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Frank lança drinques com vidro comestível, bolo e ingredientes orientais

O bar tocado por Spencer Amereno Jr., um dos melhores endereços da cidade, renova a lista de coquetéis. Confira a nova carta

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 ago 2018, 14h58 - Publicado em 14 ago 2018, 14h54

Foi mirando no Japão que o bartender Spencer Amereno Jr. construiu a nova carta do Frank, ótimo bar de coquetéis do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Mais que uma inspiração no arquipélago, o cardápio a ser lançado na quarta (15) é uma homenagem à forma de trabalho dos japoneses e agrupa drinques com ingredientes de lá e de cá.

No quesito bares, o Japão é mais conhecido pelos botecos para tomar saquê e comer petiscos típicos — os izakayas. Mas há, sim, excelentes bares de drinques, sobretudo em Tóquio, onde brilham bartenders respeitados no mundo todo, como Kazuo Uyeda e Hidetsugu Ueno.

Os profissionais japoneses ficaram conhecidos pela técnica afiada e pela minúcia com que preparam seus drinques. Já vi Ueno trabalhar de perto, em frente a mim no balcão, e atestei: ele mantém o foco sem perder a ternura.

Bar Frank - Maksoud Plaza
Bar Frank: concorrido balcão no Maksoud Plaza (Saulo Yassuda/Veja SP)

“A gente sempre teve influência dos japoneses. Esse lance de cortar o gelo, fazer como se fosse um diamante, vem de lá. Também estamos tentando ir para essa direção mais minimalista, com menos ingredientes, que remetem mais aos clássicos”, afirma Amereno.

A nova carta tem quinze sugestões ao todo, com criações e releituras de clássicos.

Spencer Amereno Jr, bartender do Frank, no Maksoud Plaza: já foi eleito bartender do ano por VEJA COMER & BEBER em 2016/2017 (Leo Martins/Veja SP)

Coquetel autoral, o a dog named daiquiri (rum, geleia de umbu, limão-galego; 36 reais) vem enfeitada com um pedaço de sponge cake, um pão-de-ló, de abacaxi.

Tem também decoração curiosa o bloodhound (36 reais), clássico de gim, vermutes seco e tinto, framboesa e marasquino, com o toque oriental da folha da fruta yuzu no destilado. Um pedaço de vidro comestível feito com açúcar e Isomalte (um tipo de adoçante) enfeita a taça.

Veja, em primeira mão, a carta completa:

Carta do Frank (Divulgação/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

Que bom que você veio até aqui. Comente neste post ou me escreva no e-mail saulo.yassuda@abril.com. Siga minhas novidades no Instagram @sauloy.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.