Imagem Blog

Mariana Barros - Morar em SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Tapumes na cidade limpa

Em vigor desde 2007, a Lei Cidade Limpa mudou de vez a paisagem da cidade. A medida proibiu os outdoors (lembra deles?) e regulou o tamanho dos letreiros dos estabelecimentos comerciais. Mas foi bem generosa com as manifestações artísticas, autorizando patrocínios de painéis e grafites, desde que o nome da marca não aparecesse. Incorporadoras e construtoras, que passam […]

Por admin
Atualizado em 27 fev 2017, 11h14 - Publicado em 18 mar 2013, 20h18

Já viu algum desses por aí? (Imagens Divulgação)

Em vigor desde 2007, a Lei Cidade Limpa mudou de vez a paisagem da cidade. A medida proibiu os outdoors (lembra deles?) e regulou o tamanho dos letreiros dos estabelecimentos comerciais. Mas foi bem generosa com as manifestações artísticas, autorizando patrocínios de painéis e grafites, desde que o nome da marca não aparecesse. Incorporadoras e construtoras, que passam meses exibindo seus tapumes sem graça, viram aí um jeito de marcar presença de forma criativa.

A incorporadora Idea! Zarvos, sediada na Vila Madalena,  firmou parceria com a Coletivo Rua, produtora responsável por providenciar tudo o que for necessário ao trabalho de artistas urbanos, fornecendo tintas, andaimes, sprays, pinceis e autorizações junto à prefeitura. O grupo é associado à Galeria Choque Cultural, expoente da arte urbana da cidade localizado na Rua João Moura, em Pinheiros.

A proposta é criar estampas coloridas de enormes proporções que cobrirão todo o entorno da obra. “São seis ou sete artistas pintando ao mesmo tempo”, conta o Eduardo Saretta, um dos sócios da produtora. As linhas são feitas à mão e depois coloridas também à mão, num trabalho que se estende por vários dias. “Muitas vezes os vizinhos se sensibilizam, descem e nos oferecem um cafezinho”, diz Saretta. Ele conta que as restrições impostas pela lei Cidade Limpa fizeram das pinturas em grande superfícies mais raras e, assim, mais valorizadas. “Fazer arte na rua hoje é algo bem visto e que agrega valor aos espaços”, afirma.

Continua após a publicidade

A Zarvos foi uma das primeiras a apostar em projetos de arquitetura contemporânea, abrindo espaço para profissionais que, apesar da competência, não tinham muita vez dentro do mercado imobiliário. Segundo Otávio Zarvos, o homem por trás da ideia, já declarou em reportagem de VEJA SÃO PAULO, seu negócio prosperou ao proporcionar a arquitetos pouco acostumados com o mercado apoio técnico, mercadológico e de legislação para produzir (leia aqui).

Essa parceria com novos (e nem tão novos) talentos da arquitetura paulistana deu uma aura cool e descolada  à Zarvos. Nessa esteira, o investimento em tapumes artísticos parece querer despertar o interesse de potenciais compradores antes mesmo de o imóvel sair do chão.

Motivos em azul criados pelo Coletivo Rua para a Zarvos!

Continua após a publicidade

Os artistas em ação: vizinhos chegam a oferecer cafezinho

 

Tapumes ilustrados: pintura urbana enquadrada na Lei Cidade Limpa

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.