Netflix: 12 ótimos filmes baseados em histórias reais
Suspense, dramas e tragédia de guerra estão entre os títulos
Toda vez que entro na Netflix eu fico perdido. Se eu, que já vi muuuitos filmes na vida, fui dono de videolocadora e sou crítico de cinema, me perco entre tantas opções, imagino você.
É para isso que servem as listas que venho fazendo. Decidi reunir aqui longas-metragens baseados em fatos reais que, provavelmente, você não sabe que são histórias verídicas. E, mesmo que saiba, aproveite as dicas porque, assim como eu, tenho certeza que você vai gostar dos filmes.
Abzurdah
Inspirado em caso real, cobre a trajetória de uma adolescente (Eugenia Suárez) que conhece, pela internet, um trintão (Esteban Lamothe). Ele quer sexo, ela deseja uma paixão. Sem ser correspondida, passa a infernizar a vida do homem misterioso. A espécie de Atração Fatal teen traz tristes componentes verdadeiros.
A História Verdadeira
Um homem (James Franco) que matou a esposa e os filhos só aceita revelar toda a verdade por trás dos crimes para um repórter (Jonah Hill) que ele admira muito.
Lion
Um garoto indiano se perde do irmão mais velho numa estação de trem e tem seu destino completamente modificado ao ingressar num orfanato.
A Noite de 12 Anos
Trata-se dos período em que o Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, foi capturado pela ditadura militar e, ao lado de dois companheiros, sobreviveu a duras penas.
22 de Julho
Dia 22 de julho de 2011, um neonazista saiu de casa, armou uma explosão a bomba no centro de Oslo e, em seguida, partiu para uma colônia de férias num ilha onde está um grupo de adolescentes. O resultado foi 77 mortos.
Um Estado de Liberdade
Durante a Guerra Civil americana (1861-1865), o sulista Newton Knight (matthew mcConaughey) larga os sangrentos campos de batalha após a morte de seu jovem sobrinho. Torna-se, assim, um desertor. Na volta para casa, precisa abandonar a mulher e o filho por estar sendo caçado.
O Menino que Descobriu o Vento
Um garoto do Malawi, na África, precisa largar os estudos porque seu pai não tem dinheiro para pagar a escola. Como se interessa por física, decide aprender como o vento pode gerar energia.
Nise – O Coração da Loucura
Gloria Pires interpreta a psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) que, na década de 40, voltou a trabalhar no hospital psiquiátrico de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro e enfrentou médicos que defendiam tratamentos com eletrochoques e lobotomia.
Agnus Dei
A ação é ambientada no gélido inverno polonês, em dezembro de 1945. Mathilde Beaulieu (Lou de Laâge), uma jovem francesa da Cruz Vermelha, descobre algo estarrecedor: as freiras foram estupradas por soldados do exército soviético e algumas delas ficaram grávidas.
Jadotville
No drama de guerra, Jamie Dornan (de Cinquenta Tons de Cinza) lidera um pelotão de soldados irlandeses numa missão pacificadora no Congo da década de 60.
Conspiração e Poder
Em 2004, pouco antes da eleição que levaria George W. Bush ao segundo mandato na Casa Branca, caiu nas mãos de Mary Mapes (Cate Blanchett), produtora do jornalístico 60 Minutes, da CBS, uma informação contundente: o presidente teria dado “um jeitinho” de escapar de lutar na Guerra do Vietnã.
O Homem que Viu o Infinito
Sem formação acadêmica, Srinivasa Ramanujan (Dev Patel, de Lion) deixou uma vida de pobreza na Índia para, acolhido pelo excêntrico professor G.H. Hardy (Jeremy Irons) na Inglaterra do início do século XX, mudar os padrões da matemática.
+ Netflix: 4 filmes recomendados e que todo mundo está comentando
+Netflix: os 13 melhores filmes argentinos
Quer me seguir nas redes sociais? Anote:
Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr.