Clique e assine por apenas 5,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

Netflix: os 13 melhores filmes argentinos

O cinema argentino é melhor do que o brasileiro?

Por Miguel Barbieri - Atualizado em 30 set 2020, 16h41 - Publicado em 14 mar 2019, 19h42

Já ouvi muitas vezes que o cinema argentino é melhor do que o brasileiro. E minha resposta para quem diz isso é: o que chega do cinema argentino nos cinemas brasileiros é, possivelmente, o que de melhor o cinema argentino produz.

O Brasil lança uma centena de filmes nos cinemas todos os anos. Do cinema argentino chegam às nossas salas quantos títulos? Quatro, cinco, seis… não muito mais do que isso. O mesmo ocorre com os filmes argentinos na Netflix. Há vários, mas alguns são tão ruins quanto as comédias brasileiras rasteiras. Eis, portanto, o motivo dessa lista. Boa sessão.

No Fim do Túnel
Os personagens estão confinados em espaços pequenos: os quartos de uma antiga casa em Buenos Aires, o esconderijo de um grupo de ladrões e, por fim, um caminho subterrâneo para um banco. Preso a uma cadeira de rodas, Joaquín (Leonardo Sbaraglia) vê sua vida solitária mudar quando, numa noite de trabalho, escuta um ruído na parede e decide apurar o caso.

Minha Obra-Prima
Embora inferior a O Cidadão Ilustre (2016), também presente nesta lista, essa comédia dramática traz um registro afiado da amizade de dois personagens sem escrúpulos, Arturo (Guillermo Francella), galerista de Buenos Aires, e o pintor Renzo (Luis Brandoni). 

Meu Melhor Amigo
A descoberta do desejo homossexual é o tema do delicado drama argentino, ambientado na Patagônia. Na trama, o adolescente Lorenzo (Angelo Mutti Spinetta) tem seu cotidiano modificado quando seus pais acolhem em casa Caíto (Lautaro Rodríguez), um jovem que é filho de amigos de Buenos Aires. O convívio entre os rapazes vai fazer aflorar sentimentos até então desconhecidos.

Abzurdah
Inspirado em caso real, cobre a trajetória de uma adolescente (Eugenia Suárez) que conhece, pela internet, um trintão (Esteban Lamothe). Ele quer sexo, ela deseja uma paixão. Sem ser correspondida, passa a infernizar a vida do homem misterioso. A espécie de Atração Fatal teen traz tristes componentes verdadeiros.

Aterrorizados
No filme de terror, um detetive e dois veteranos investigadores de elementos sobrenaturais se empenham em desvendar o caso de três residências vizinhas que tiveram a presença de espectros. Os sustos são raros, mas a construção da ambiência sinistra e o desfecho abrupto (e assustador) contam pontos.

O Décimo Homem
O diretor judeu argentino Daniel Burman recorre a um relacionamento entre pai e filho em sua comédia dramática. A trama tem início com a volta do portenho Ariel (Alan Sabbagh) a Buenos Aires. Economista bem-sucedido em Nova York, ele atendeu a um pedido do pai, conhecido apenas como Usher, responsável por uma fundação para suprir a população carente.

Mater
Lena e Celeste são namoradas e querem ter um filho. Numa boate, escolhem Dario, sem saber que ele é filho da patroa de Celeste. O rapaz, porém, será obrigado a fazer sexo à força. Além de ter uma mãe superprotetora, ele não amadureceu. Drama e humor em bom registro dos relacionamentos dos tempos modernos.

Continua após a publicidade
Cena de Mater Divulgação/Veja SP

Uma Espécie de Família
Uma mulher sai de Buenos Aires para adotar, ilegalmente, uma bebê no sul da Argentina. Só que a família da mãe da criança decide tumultuar a negociação.

A História Oficial
Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1986, o drama mostra como uma professora conservadora (a ótima Norma Aleandro) se deu conta do passado sombrio da Argentina na época da ditadura militar.

Neve Negra
Um homem e sua esposa vão ao encontro do irmão dele na Patagônia e encontram um sujeito arredio que não quer contato algum com a família. Suspense argentino estrelado por Ricardo Darín.

Morte em Buenos Aires
Baseado em caso real, ocorrido dos anos 80, o policial argentino traz à tona uma investigação sobre um senhor que tinha relacionamentos com outros homens. Um inspetor (Demián Bichir) lidera a investigação e conta com a ajuda de um insistente e corajoso jovem policial para encontrar o criminoso. O desfecho surpreende.

O Cidadão Ilustre
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Daniel Mantovani (Oscar Martínez) mora na Espanha, mas volta à cidade natal, no interior da Argentina, para receber um prêmio. Só não imaginava o rumo caótico e patético que seu retorno iria causar em sua vida.

Cena de O Cidadão Ilustre Divulgação/Veja SP

O Outro Irmão
Para ganhar um seguro de vida, um homem se associa a um criminoso para assassinar sua mãe e o irmão.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade