Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

Nove filmes para relembrar David Bowie no cinema

David Bowie morreu ontem (10), aos 69 anos, de câncer. Uma perda irreparável para a música e para as artes em geral. Poucas vezes vi meu Facebook tão entristecido pela morte de alguém ou por algum acontecimento mais trágico. Todos querem prestar sua homenagem ao “camaleão”, seja num vídeo inesquecível, em uma frase marcante de uma […]

Por Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em 26 Feb 2017, 13h39 - Publicado em 11 Jan 2016, 17h58
David Bowie em Absolute Begginers: musical de 1986

David Bowie em Absolute Begginers: musical de 1986

David Bowie morreu ontem (10), aos 69 anos, de câncer. Uma perda irreparável para a música e para as artes em geral. Poucas vezes vi meu Facebook tão entristecido pela morte de alguém ou por algum acontecimento mais trágico. Todos querem prestar sua homenagem ao “camaleão”, seja num vídeo inesquecível, em uma frase marcante de uma música ou relembrar algum momento da vida em que Bowie foi fundamental.

Sempre gostei de Bowie, mas, confesso, nunca fui fã de carteirinha – sempre apreciei mais a MPB e conheci o trabalho musical de Bowie, digamos, tardiamente, na época de Let’s Dance, na década de 80. Como personalidade, porém, Bowie sempre foi uma referência de estilo para mim.

O cinema deu a Bowie a oportunidade de mostrar sua faceta, muitas vezes excêntrica, de ator. Embora tenha feito poucas incursões nas telas, Bowie deixou, sim, um pequeno legado de trabalhos importantes. Selecionei nove deles para também deixar registrado meu tributo.

Continua após a publicidade

1976 – O Homem que Caiu na Terra – Uma ficção científica lisérgica assinada pelo piradão Nicolas Roeg com Bowie vivendo um alienígena que vem à Terra em busca de água para salvar seu planeta.

O Homem que Caiu na Terra: alienígena nos anos 70

O Homem que Caiu na Terra: alienígena nos anos 70

1978 – Apenas um Gigolô – Ambientada após a I Guerra, a trama traz Bowie como um veterano dos combantes tentando ganhar a vida como gigolô de madames. O filme ainda traz a participação de estrelas como Kim Novak e Marlene Dietrich.

1983 – Fome de Viver – Bowie e Catherine Deneuve interpretando um casal de vampiros contemporâneos. Quem não se emociona com a dupla à caça de uma vítima numa boate ao som de Bauhaus (confira no clipe abaixo)?

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=C-o39BJ0Aww?feature=oembed&w=500&h=281%5D

1983 – Furyo – Em Nome da Honra – Bowie é um soldado britânico em campo de prisioneiros no Japão que mantém uma relação conturbada com o mandachuva do local. Dirigido pelo japonês Nagisa Oshima, o filme tem forte tensão homoerótica.

1986 – Absolute Beginners – O musical que se passa da Londres da década de 50 não foi bem de crítica nem de público. Mas a trilha sonora de Bowie ainda é capaz de fazer chacoalhar os esqueletos nas pistas.

1986 – Labirinto – A Magia do Tempo – Se hoje tem cara de filme datado, nos anos 80 embalou e tirou o sono da criançada esta primeira incursão de Bowie ao universo infantil.

Continua após a publicidade

1988 – A Última Tentação de Cristo – Martin Scorsese polemizou ao enfocar a vida de Jesus de uma forma anticonvencional e Bowie contribuiu com uma pequena participação na pele de Pôncio Pilatos.

1996 – Basquiat – Traços de uma Vida – Quem mais poderia interpretar Andy Warhol, papa da cultura pop, neste cinebiografia do artista plástico Jean-Michel Basquiat?

Basquiat, de 1996: Bowie ou Andy Warhol?

Basquiat, de 1996: Bowie ou Andy Warhol?

2001 – Zoolander – Bowie foi Bowie nesta escrachada (e divertidíssima) comédia sobre o mundo da moda, estrelada por Ben Stiller e Owen Wilson.

Continua após a publicidade

Surpresas! Confira a lista dos vencedores do Globo de Ouro em cinema e TV

Vinte filmes que foram indicados ou premiados com o Globo de Ouro e estão disponíveis no Netflix

Assista ao trailer do terror ‘Invocação do Mal 2′

Quer ter informações diárias sobre cinema? Então venha curtir a página do meu blog no Facebook. E me siga no Twitter

Publicidade