Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

O lugar de fala de Michaela Coel na série I May Destroy You

Criadora da atração da HBO, a atriz e roteirista de 32 anos faz um registro sobre um caso de estupro e suas consequências emocionais

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 set 2020, 10h19 - Publicado em 10 set 2020, 09h55

Lugar de fala é uma expressão que vem sendo muito difundida nos últimos anos, sobretudo neste caótico 2020. Michaela Coel tem seu lugar de fala na televisão. Como mulher, negra, inglesa de origem africana e vítima de estupro, ela despontou como uma revelação da televisão com a série Chewing Gum, na Netflix. Mas está ganhando mais elogios por I May Destroy You.

Aos 32 anos, ela escreveu, codirigiu e protagonizou a nova atração da HBO e, não sem motivos, virou a queridinha de produtores e críticos. Em sua mais recente criação, dispara farpas pesadas contra os homens, sobretudo héteros brancos, a quem sua personagem, em certo momento, diz odiar. O engajamento feminista dá o tom à trama.

Michaela interpreta Arabella, uma escritora novata que fez sucesso instantâneo e precisa entregar o manuscrito de seu segundo livro. Após uma estada na Itália, ela volta para Londres e vai tomar uns drinques com amigos. Ao fim da balada, sai cambaleando de um bar e, no dia seguinte, já se pega numa reunião com seus editores. Está com a testa machucada e não sabe como voltou para casa. Alguns flashes em sua memória a relembram que um homem a estuprou num banheiro e, a partir daí, Arabella reporta o crime numa delegacia.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Não espere algo na linha policial de, por exemplo, Inacreditável, da Netflix, também uma história sobre casos de estupro. Michaela fez uma série de representatividade e ativismo. Com elenco praticamente todo de atores negros e uma pegada de empoderamento das mulheres, a trama também aborda abusos sexuais entre homossexuais e apresenta com naturalidade uma personagem trans.

Continua após a publicidade

Sororidade é a palavra de ordem. Enquanto as personagens femininas passam incólumes pelo crivo de Michaela, a grande maioria dos homens é vista como infiel, cafajeste ou age de má-fé. É uma observação discutível, porém a ser levada em conta: a mãe de Michaela migrou de Gana e, além da origem humilde, a atriz passou por situação criminosa semelhante à de Arabella, em 2016. Ela tem, portanto, o direito de abordar o que e como quiser em sua série, conquistando, assim, seu lugar de fala. Os doze episódios, de meia hora cada, estão disponíveis na HBO pelo NOW ou HBO GO.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.