Exposição homenageia título histórico do basquete brasileiro

Sesc Consolação celebra conquista nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis

O Sesc Consolação, na Vila Buarque, inaugura na próxima terça, 4, às 19 horas, a exposição 120 x 115: o Ouro em Indianápolis, em homenagem ao aniversário de três décadas da emblemática vitória brasileira no torneio de basquete masculino nos Jogos Pan-Americanos de 1987, nos Estados Unidos. Com curadoria do jornalista e escritor Marcelo Duarte, a mostra relembra os bastidores da lendária virada sobre o time da casa.

O público terá acesso à trajetória dos atletas e da comissão técnica, além de uma descrição de cada fase da partida, desde o primeiro tempo até a comemoração final. Também serão realizados bate-papos com alguns dos atletas que participaram do confronto, como Paulinho Villas Boas, Cadum e Rolando.

O triunfo, por 120 a 115, em 23 de agosto de 1987, marcou a primeira vez em que uma equipe americana de basquete perdeu dentro de seu território em toda a história. Liderado por Oscar e Marcel, que juntos marcaram 77 pontos, o Brasil surpreendeu os anfitriões com uma virada espetacular, após chegar ao intervalo perdendo por 68 a 54.

Entre os integrantes do time adversário estavam novatos que, anos depois, se tornariam lendas da NBA, como o pivô David Robinson e o ala Danny Manning. A derrota provocou uma mudança significativa na forma de a federação americana da modalidade encarar competições internacionais. Até então, os Estados Unidos enviavam apenas suas equipes universitárias a esses torneios.

Nos anos seguintes, no entanto, passaram a convocar sua força máxima. Surgia, assim, o Dream Team, cuja primeira formação estreou em 1992, nos Jogos de Barcelona, com Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s