Clique e assine por apenas 5,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

É Proibido Colar – o game show de escolas da TV Cultura

A atração foi um enorme sucesso nas tardes de sábado e chegou a atingir 16 pontos no Ibope

Por Roosevelt Garcia - 17 jul 2018, 11h56

No início dos anos 80, a TV Cultura, então conhecida como RTC – Rádio e Televisão Cultura, tinha programas de grande sucesso de público e marcava alguns pontos no Ibope, mesmo não sendo uma emissora comercial. É dessa época a melhor fase do programa Som Pop, um precursor de vídeos musicais na televisão brasileira.

Foi também nessa época, mais precisamente entre 1981 e 1984, que um game show envolvendo competição entre escolas públicas ganhou a atenção da audiência. Era o É Proibido Colar, com a apresentação de Antônio Fagundes e sua mulher na época, Clarisse Abujamra. O programa ia ao ar aos sábados à tarde, e era uma competição entre escolas do Estado de São Paulo, com diversos quadros de conhecimentos gerais, artes e mímica. A cada semana, três escolas competiam entre si, e a vencedora ganhava prêmios para a escola, como os desejados microcomputadores da época.

Antônio Fagundes e Clarisse Abujamra TV Cultura/Divulgação

 

Abertura do programa:

 

O programa, que chegou a ter quatro horas de duração, fez enorme sucesso, e atingiu os 16 pontos de Ibope, numa emissora que se propunha a não ser comercial. Apesar dos nomes das provas remeterem a disciplinas escolares, o programa era pura diversão entre os participantes. Gérson de Abreu, que viria a se tornar apresentador do X-Tudo na própria Cultura, foi descoberto nesse programa em 1982, após um quadro em que ele interpretava um cozinheiro para a sua escola. Depois do programa, ele foi chamado para um teste e acabou contratado.

Continua após a publicidade
TV Cultura/Divulgação

 

Quadro do programa:

 

O sucesso do programa foi tão grande que a Grow lançou um jogo baseado nele, hoje um item de colecionador.

Jogo de tabuleiro da Grow, inspirado no progama Grow/Divulgação

 

Escolas que tiveram a oportunidade de participar do programa relembram até hoje a emoção e a diversão que tinham e fazer parte de um programa que fez história na televisão brasileira.

TV Cultura/Divulgação

 

Continua após a publicidade
Publicidade