O espanhol que chegou à capital com 1 dólar e ergueu um império

Belarmino Iglesias, do Rubayat, que faleceu no último dia 30, deixa legado para a gastronomia do país

Quando deixou a Galícia, no norte da Espanha, em direção a São Paulo, em 1951, Belarmino Iglesias trazia no bolso nada mais que 1 dólar. Projetava uma vida melhor que a dos pais, lavradores na cidadezinha de Rosende. Começou a trabalhar num boteco no Largo do Paiçandu e logo depois passou a garçom da lendária churrascaria Cabana, no centro.

Pouco tempo decorreu até aparecer a chance de virar sócio de um restaurante que seria inaugurado — isso há exatos sessenta anos. Era o Rubaiyat. Com tino para os negócios, Iglesias não só expandiu a casa de grelhados e se tornou seu dono, mas a transformou numa rede com unidades paulistanas e uma filial em Buenos Aires, a Cabaña Las Lilas.

Investiu pesado na qualidade da matéria-prima. Comprou uma fazenda em Dourados (MS), onde promoveu o melhoramento do gado. Com esses cuidados, o Rubaiyat se destacou como o restaurante de carnes com mais vitórias na edição especial VEJA COMER & BEBER, conquistando quinze vezes o título, e Iglesias foi reconhecido como o restaurateur do ano em 2007, quando o prêmio foi instituído.

Em 2011, ele sofreu um AVC que deixou várias sequelas. Nessa época, já havia retornado à Espanha, onde comprou o restaurante Cabo Mayor. Ali, fincou a bandeira da internacionalização do Rubaiyat, hoje presente também no Chile e no México, além de Brasília e do Rio de Janeiro. No dia 30, Iglesias faleceu em decorrência de falência de múltiplos órgãos, aos 85 anos. Foi sepultado na sua pequena Rosende, onde era dono da propriedade na qual seus pais e ele trabalharam.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s